Aqui no sul do Rio Grande bebe-se o mate amargo ou chimarrão, esteja frio ou calor, não importa, a bebida é e sempre será muito bem-vinda nas rodas de amigos.
Uma vez a pequena prenda foi até a cozinha pedir a sua mãe um copo d’água, pois estava brincando de pega-pega, no pátio, e ficou com muita sede; sua mãe estava preparando o chimarrão para começar os afazeres do dia e disse para a menina:
– Só um momentinho, minha filha, preciso colocar logo a água na cuia para inchar a erva.
– Bah, mãe! Vê se não demora, estou com muita sede! E depois vou querer tomar um mate!
– Mas, minha filha, a água do chimarrão é uma água quente, vais conseguir tomar assim mesmo?
– É claro, mãe! Sou gaúcha ou não sou? Tenho que tomar chimarrão desde pequena! Depois a senhora me ensina a prepará-lo? Pois quero saber fazer, para tomar com os meus amiguinhos!
– Está bem, filha! Toma esta água e vai brincar; mais tarde te ensino a preparar o chimarrão!
A pequena prenda voltou a brincar com seus amigos e aproveitou para convidá-los para que, mais tarde, a acompanhassem na sua casa, que sua mãe iria ensiná-la a preparar o chimarrão.
Chegada a hora de voltar para casa, a menina com seus amigos foram à casa dela e sua mãe já os esperava com os apetrechos de chimarrão.
– Olá, crianças, tudo bem? Vamos iniciar nossa aula de como preparar o chimarrão? – Oba! Vamos sim! Responderam todos, cantando uma música gauchesca.
– Então tá! Aqui estão todos os apetrechos: a cuia, a bomba, a erva-mate e a garrafa térmica. Vamos colocar primeiro a água para esquentar, não pode ferver, devendo ser somente chiada, certo?
– Certo!!!
– Agora, vamos colocar a erva na cuia, até um pouco mais da metade, não é até a borda da cuia; inclina-se a cuia um pouquinho para formar um morro de erva; colocamos a mão em cima do morro para que não saia erva; na parte de dentro da cuia, encostando no morro de erva, colocamos água fria ou morna para que a erva seja inchada; assim que a erva absorver toda a água, colocamos a bomba estando pronto o chimarrão; alguma dúvida? Se a água que colocamos na chaleira para esquentar já estiver quente, a colocamos na garrafa térmica, para que por fim possa-se ir servindo e saborear um bom chimarrão!
– Pois então, crianças! Aprenderam?
– Aprendemos! Já podemos tomar chimarrão?
– É claro! Só cuidem caso a água estiver muito quente, para não se queimarem!
E assim, com as “mil” recomendações dadas pela mãe da menina, as crianças voltaram para o pátio e lá conversaram, cantaram, brincaram e tomaram o chimarrão, grande companheiro!
Gostou?! Então, assine, gratuitamente, a nossa newsletter e receba, no seu e-mail, as publicações da revista.


Deixe um comentário