@revistaentrepoetas / @professorrenatocardoso

,

17 cliques

“A literatura é política”: Ana Paula fala sobre leitura, psicologia e seu perfil literário no Instagram

Ana Paula, 23 anos, estudante do último ano de Psicologia, transformou sua paixão pela leitura em um espaço virtual acolhedor, o perfil @chapterswithanap. Entre resenhas, reflexões e livros pouco comentados, ela une literatura e psicologia, incentivando seus seguidores a pensar, discutir e se aproximar do universo literário de maneira crítica e afetiva. Nesta entrevista, Ana Paula fala sobre sua trajetória como leitora, o perfil no Instagram, suas inspirações e planos para o futuro.

1. Conte quem é você e como a literatura entrou na sua história de vida.

Me chamo Ana Paula, tenho 23 anos e estou cursando o último ano de Psicologia. A literatura sempre esteve na minha vida, sempre fui a aluna quietinha que estava lendo um gibi, lendo os textos da apostila, e esse costume logo virou paixão. Minha mãe sempre estava lendo algo, sempre disse que ama ler, isso claramente me influenciou bastante. Meus pais me incentivaram muito na leitura, me levavam a livrarias e até hoje estão sempre comprando livros para mim. O amor pela leitura faz parte de mim. Lembro que, bem novinha, decidi pegar um livro em inglês para ler; minha professora disse que era avançado, mas optei por ler mesmo assim. Quando não entendia alguma palavra, eu a grifava e levava para ela na próxima aula. Esse é o espírito do leitor: curioso, determinado e sempre querendo aprender coisas novas.

2. Como você descreveria a estética e o “tom” do seu perfil @chapterswithanap?

Meu perfil tem um tom pessoal, amigável. Criei esse Instagram a fim de unir a Psicologia com a leitura, então gosto de mostrar meu rosto e minha vida. Penso que assim o perfil se torna mais acolhedor. Fiz muitas amizades nesse perfil, as pessoas gostam de conversar, não estamos lá apenas para expor livros; os livros unem e criam comunidades. Estou sempre na DM com alguém combinando uma leitura ou conversando sobre algum livro.

3. Se pudesse montar um clube de leitura com 3 autores (vivos ou mortos), quem convidaria e por quê?

Em meu clube do livro eu gostaria da presença de Clarice Lispector; me perco em seus livros, me sinto parte dela enquanto leio, então acredito que uma conversa com ela deveria ser incrível. Gostaria também de contar com Stephen King, sou encantada pelos livros dele, gostaria tanto de saber como ele pensa e o que ele tem a dizer sobre suas leituras. Por último, convidaria Chico Buarque, que além de grande cantor, também escreveu vários livros. Gosto da forma como ele trabalha com as palavras e como sua obra é feita. Adoraria poder ouvi-lo falar sobre suas opiniões e seus gostos.

4. Qual foi o livro que mais marcou sua trajetória como leitora e de que forma?

Deve ser clichê, mas A Seleção, de Kiera Cass, me marcou muito. Me lembro de ler quando era criança e fiquei encantada, queria ler cada vez mais, e nesse processo fui me interessando por outros livros que encontrava no caminho. Antes não eram comuns as compras pela internet, então eu descobria tudo nas livrarias, tocando os livros, folheando e lendo um pouco enquanto estava por lá.

5. Como escolhe os livros que resenha ou recomenda no perfil?

Eu tento mostrar de tudo: autores e pensadores da Psicologia, livros clássicos, livros atuais… Meu perfil é novo, mas posto todos os livros que estou lendo. Evito apenas postar resenhas de livros muito famosos; estou focando nos livros que vejo poucas resenhas, para que as pessoas possam descobrir novas leituras.

6. Se fosse escrever uma publicação colaborativa com seguidores, sobre o que ela trataria?

Adorei essa pergunta. Em uma publicação com meus seguidores eu tentaria unir a Psicologia com a literatura. Gosto muito da Teoria Cognitivo-Comportamental de Aaron Beck; nesse sentido, eu poderia pensar com o pessoal algo que pudesse unir os livros e a TCC, para que todos possamos aprender juntos. Na TCC trabalhamos muito com disfunções cognitivas; eu e meus seguidores poderíamos pensar em personagens que podem ter pensado, em algum momento, de forma distorcida, e elaborarmos juntos estratégias que poderiam ter sido utilizadas naquele momento.

7. Quando surgiu a vontade de transformar seu hobby de leitura em projetos visuais?

Quando me vi no último ano da faculdade e decidi que queria um perfil para falar sobre meus estudos. Porém, não era uma vontade minha ter um Instagram apenas para divulgar meu CRP ou coisas do gênero, eu queria mais. Assim surge a ideia de um perfil literário, em que eu poderia mostrar minha maior paixão, a leitura. A Psicologia é repleta de literatura, então senti o desejo de poder mostrar isso para as pessoas, queria mostrar o que os maiores autores e filósofos me ensinaram; somado a isso, gostaria de mostrar também os livros de romance que tanto amo. Poder unir essas duas paixões está sendo muito gratificante para mim, como quase psicóloga e leitora.

8. Como você vê a evolução do perfil nos últimos meses ou anos?

Meu perfil é muito recente, não deve nem ter um mês ainda. No entanto, foi um perfil que cresceu rápido; muitas pessoas se interessaram e interagem comigo diariamente, eu amo isso! Fiz amizades, descobri novos livros e novas perspectivas também. Acho que a evolução não ocorre apenas no meu perfil, ocorre em mim também.

9. Como os books (resenhas, quotes) dialogam com o visual do feed?

Sempre acontecendo da forma mais pessoal que eu conseguir. Coloco minhas opiniões, minhas impressões e tento falar muito em primeira pessoa (difícil para quem está acostumado com a escrita acadêmica, ahahah). Em minhas publicações, eu geralmente coloco perguntas; muitas pessoas se sentem confortáveis e até me enviam mensagens sobre as reflexões que fizeram. Esse é o objetivo do meu perfil.

10. Costuma planejar o layout antes de postar ou reage ao momento?

Não tenho muito planejamento. Como estou no último semestre da faculdade, minha vida é um pouco corrida, então meu cuidado maior está na escrita das resenhas, enquanto o layout vai de acordo com o momento. Durante a faculdade, trabalhei muito com marketing na atlética e em ligas acadêmicas, então uso muito disso no meu perfil. Faço as artes à mão, não é nada profissional, mas acho que assim alcanço meu objetivo de tornar tudo pessoal.

11. Quais são seus próximos planos com o perfil e a literatura? Tem algo novo vindo — como lives, podcasts, clubes de leitura, ou mesmo seus planos pessoais?

Meus próximos planos estão focados em unir ainda mais a literatura com a Psicologia. Quero falar mais sobre os autores que me encantaram durante a graduação; tive a oportunidade de ler textos e livros maravilhosos, e gostaria que todos pudessem ter essa oportunidade. Um sonho distante seria montar um clube do livro sobre questões sociais. Quero poder refletir com as pessoas, como meus professores fizeram comigo. A Psicologia me fez ter mais cultura. A literatura é política, o acesso aos livros ainda é limitado, e as pessoas têm dificuldade em compreender o que estão lendo, e isso é muito triste. Por isso, eu gostaria de um clube do livro para refletir sobre livros que tratam de assuntos delicados, livros que nos fazem pensar além do nosso reflexo social.

Ana Paula demonstra que, mesmo com um perfil recente, é possível transformar a leitura em um espaço de diálogo, acolhimento e reflexão. Através do Instagram, ela une Psicologia e literatura, incentiva a descoberta de novos livros e planeja projetos que ampliem o acesso e a compreensão de textos, mostrando que a leitura é, também, uma prática social e política.


Descubra mais sobre Revista Entre Poetas & Poesias

Assine gratuitamente para receber nossos textos por e-mail.

Deixe um comentário

Sobre

Criada em 2020 pelo professor e poeta Renato Cardoso, a Revista Entre Poetas & Poesias é um periódico digital dedicado à valorização da literatura e da arte em suas múltiplas expressões. Mais que uma revista, é um espaço de conexão entre leitores e autores, entre a sensibilidade poética e a reflexão cotidiana.

Registrada sob o ISSN 2764-2402, a revista é totalmente eletrônica e acessível, com publicações regulares que abrangem poesia escrita e falada, crônicas, ensaios, entrevistas, ilustrações e outras formas de expressão artística. Seu objetivo é tornar a arte acessível, difundindo-a por todo o Brasil e além de suas fronteiras.

Com uma equipe formada por escritores de diferentes idades e áreas do conhecimento, buscamos sempre oferecer conteúdo de qualidade, promovendo o diálogo entre gerações e perspectivas diversas.

Se você deseja ter seu texto publicado, envie sua produção para:
revistaentrepoetasepoesias@gmail.com

Acesse: www.entrepoetasepoesias.com.br
Siga no Instagram: @revistaentrepoetas / @professorrenatocardoso
Canal no WhatsApp: Clique aqui para entrar

PESQUISA