@revistaentrepoetas / @professorrenatocardoso

,

6 cliques

O peso da caneta e a tinta da melancolia

Brás Cubas era um homem da alta sociedade. O verbo é no passado mesmo, pois ele narra sua história após a própria morte.

Não sei o porquê acham a narrativa de Brás Cubas tão cansativa e enfadonha. Brás Cubas está morto, podemos difamá-lo à vontade, não é? Ele não se defenderá.

Se eu tivesse falecido, como contaria minha própria história? Não tenho a mesma vida que Brás Cubas, porém a tinta da melancolia escreve minha trajetória.

É uma caneta pesada, mais que enxada. Deve ser por isso que a minha caneta é mais pesada que uma sete libras — possivelmente segurada por um trabalhador que capina um lote num sol de 40°. A diferença é que minhas mãos são macias e minha pele não sofre com os raios solares.

Se eu estivesse morto, será que me elogiariam à vontade? É mais fácil lamentar a perda de um homem com falsas honrarias, porque ele não está mais aqui para se defender — seja ele de alta classe ou baixa classe, é tudo igual: sete palmos embaixo da terra.


Descubra mais sobre Revista Entre Poetas & Poesias

Assine gratuitamente para receber nossos textos por e-mail.

Deixe um comentário

Sobre

Criada em 2020 pelo professor e poeta Renato Cardoso, a Revista Entre Poetas & Poesias é um periódico digital dedicado à valorização da literatura e da arte em suas múltiplas expressões. Mais que uma revista, é um espaço de conexão entre leitores e autores, entre a sensibilidade poética e a reflexão cotidiana.

Registrada sob o ISSN 2764-2402, a revista é totalmente eletrônica e acessível, com publicações regulares que abrangem poesia escrita e falada, crônicas, ensaios, entrevistas, ilustrações e outras formas de expressão artística. Seu objetivo é tornar a arte acessível, difundindo-a por todo o Brasil e além de suas fronteiras.

Com uma equipe formada por escritores de diferentes idades e áreas do conhecimento, buscamos sempre oferecer conteúdo de qualidade, promovendo o diálogo entre gerações e perspectivas diversas.

Se você deseja ter seu texto publicado, envie sua produção para:
revistaentrepoetasepoesias@gmail.com

Acesse: www.entrepoetasepoesias.com.br
Siga no Instagram: @revistaentrepoetas / @professorrenatocardoso
Canal no WhatsApp: Clique aqui para entrar

PESQUISA