@revistaentrepoetas / @professorrenatocardoso

Poeta, escritora, professora de Literatura, roteirista e estudante, sempre!

11 cliques

O PODER À MESA

Sentimento de tristeza: mudança de residência para uma casa menor porque também eram pequenas as condições daquela jovem balzaquiana. Um misto de emoções transformou-se em lágrimas quando viu a mesa de madeira [era pinus autoclavado] que pagou em longas prestações, ficaria do lado de fora da humilde moradia.

Quem sabe, com sorte, conseguiria vendê-la? Ou talvez uma melhoria em seu trabalho, traria a possibilidade financeira de obter um espaço maior?  Porém, não aconteceu.

Com a chegada do Verão, fortes chuvas encharcaram a mesa de jantar, mesmo coberta com uma toalha plástica maior que o seu tamanho. Ela tentou doar, mas ninguém quis. Na época, era preciso pagar o anúncio para vender ou doar algo.

Um mês depois, foi difícil também entregá-la ao lixeiro. Um pensamento consolador surgiu: “uma mesa não é uma coisa importante!”  Nesse momento, deu-se início uma grande discussão mental! A começar que esse importante objeto não é uma “coisa”.

*Objeto é, segundo a etimologia da palavra, o que é posto diante. O correspondente alemão, Gegenstand, apresenta a mesma significação: “o que está diante, em frente”. Desta forma, a terminologia filosófica rigorosa percebe “uma relação com alguém, em face de quem o objeto se encontra” e não “como simples sinônimo de coisa”.

 Da Santa Ceia à Festa de Babette, esse objeto é digno de sua importância, bem como seu destaque. As grandes pesquisas científicas, negociações empresariais, as sentenças judiciais, entrevista de emprego, os partos cirúrgicos e o bate-papo nos barzinhos, acontecem nas mesas! O que faria o Rei Arthur sem sua Távola Redonda?

Questionamento encerrado, essa mulher estava convicta acerca da importância daquele móvel. Ela batalhou bastante para conquista de um outro, pois nunca perdeu a esperança da renovação e virou a mesa!

Ivone Rosa

@profaivonerosa

Gostou?! Então assine, gratuitamente, nosso newsletter e receba em seu e-mail as publicações desta Revista.


Descubra mais sobre Revista Entre Poetas & Poesias

Assine gratuitamente para receber nossos textos por e-mail.

Deixe um comentário

Sobre

Criada em 2020 pelo professor e poeta Renato Cardoso, a Revista Entre Poetas & Poesias é um periódico digital dedicado à valorização da literatura e da arte em suas múltiplas expressões. Mais que uma revista, é um espaço de conexão entre leitores e autores, entre a sensibilidade poética e a reflexão cotidiana.

Registrada sob o ISSN 2764-2402, a revista é totalmente eletrônica e acessível, com publicações regulares que abrangem poesia escrita e falada, crônicas, ensaios, entrevistas, ilustrações e outras formas de expressão artística. Seu objetivo é tornar a arte acessível, difundindo-a por todo o Brasil e além de suas fronteiras.

Com uma equipe formada por escritores de diferentes idades e áreas do conhecimento, buscamos sempre oferecer conteúdo de qualidade, promovendo o diálogo entre gerações e perspectivas diversas.

Se você deseja ter seu texto publicado, envie sua produção para:
revistaentrepoetasepoesias@gmail.com

Acesse: www.entrepoetasepoesias.com.br
Siga no Instagram: @revistaentrepoetas / @professorrenatocardoso
Canal no WhatsApp: Clique aqui para entrar

PESQUISA