Ela tem mel / Manhãs sem ti / O amor acredita sempre
Luís Amorim
Ela tem mel no aroma, mas também no cumprimento e, já agora, pela cortesia tão distinta que lhe revela no olhar, seu mel, e até o trejeito de natural interacção irradia a luz dele mesmo, a fazer supor que tanto encanto em si existe no sempre, como quem diz que ela tem mel que nunca mais acaba.
Manhãs sem ti não descolam do sonho, nunca voam, apenas ficam na espera permanente. São momentos sem poesia, cantar desafinado, murmurando triste refrão enquadrado em idêntica canção nesse sentido. Manhãs sem ti suspiram pelo que não virá, a tua presença, sendo instantes longos e sempre iguais, tão monótonos como ausentes de lazer no que bem fazer. Brilho ausente com luminosidade em falta, estrelas que responderam negativa à chamada, sem ti pelas manhãs de ampla tristeza, nostálgicas face às restantes belas partes dos preenchidos dias, quando estás presente. Nesses encontros, sabemos bem que o afastar virá nos tempos que madrugam, cedo é palavra que se levanta e da qual não gostamos. As manhãs são dias a mais, uma soma sem fim, a qual não vislumbramos, nem como mera hipótese, apenas conhecemos o que surgirá depois, quando elas forem descansar. São matutinas e também precisam do repouso que merecem, altura em que nos encontramos felizes e já não falamos vez adicional nas manhãs sem ti.
O amor acredita sempre, tudo suporta com devoto pensamento nessa especial crença, pela qual espera tempo que for preciso, sofrendo com paciência, pois futuro idealizado e tão desejado, acredita sempre.
Luís Amorim, natural de Oeiras, Portugal, escreve poesia e prosa desde 2005. Tem já escritas cerca de 3400 histórias com 118 livros de ficção publicados, entre os quais, um primeiro em inglês, “Cinema I”, onde responde por 28 heterónimos (em prosa e poesia). Dos livros em prosa, constam vinte e oito da série “Contos”, “Terra Ausente”, “A Chegada do Papa” e dois livros de “Pensamentos”. Na poesia, igualmente diversas séries de livros têm alguns volumes, como “Mulheres”, “Tele-visões”, “Almas”, “Sombras”, “Sonhos”, “Fantasias”, “Senhoras” e o herói juvenil “Esquilo-branco”. Todos estas obras de poesia citadas, integram os designados contos poéticos, assim identificados pelo autor, aos quais se acrescentam “Lendas”, “Campeões”, “Músicas”, “Turismo”, “Palavras”, “Flores”, “27 Flores”, “Todas as Flores” e mais outros sete do universo “Flores”, onde este elemento surge em todos os enredos, como por exemplo “A ceia do bispo e outros contos poéticos”. A escrita também foi posta em narrativas poéticas, “Beatriz” (inspirada na personagem de “A Divina Comédia” de Dante Alighieri), “Paz”, “O Viajante”, “O Sino”, “A Sereia” e “O Mapa”, este com 3016 versos. Ainda a registar em poesia, “Refrões”, “Sonetos”, “Trovas” e quatro volumes de “Canções”. Dois livros foram publicados segunda vez, então com ilustrações de Paulo Pinto (“Almas”) e Liliana Maia (“Fantasias”). Tem ainda 11 livros de Crónicas e Biografias (incluindo 1 “Tempos de Oeiras”), 33 de Desporto, 1 de Art, 3 de Photos e 4 de Fotografia. Luís Amorim foi seleccionado por 473 vezes com contos, poemas e outros textos em concursos literários para antologias em livros, revistas e jornais em Portugal, Brasil, Suíça, Colômbia, EUA, Inglaterra e Bangladesh. É colunista da revista “Entre Poetas & Poesias” a partir de 2022 e integrante desde 2021 do Coletivo “Maldohorror”, onde histórias suas são publicadas em ambos os sítios, com regularidade. Desde Junho de 2024, escreve, edita e faz a revisão no jornal “A Voz de Paço de Arcos”, do qual também é o responsável pelo arquivo.
Sobre
Criada em 2020 pelo professor e poeta Renato Cardoso, a Revista Entre Poetas & Poesias é um periódico digital dedicado à valorização da literatura e da arte em suas múltiplas expressões. Mais que uma revista, é um espaço de conexão entre leitores e autores, entre a sensibilidade poética e a reflexão cotidiana.
Registrada sob o ISSN 2764-2402, a revista é totalmente eletrônica e acessível, com publicações regulares que abrangem poesia escrita e falada, crônicas, ensaios, entrevistas, ilustrações e outras formas de expressão artística. Seu objetivo é tornar a arte acessível, difundindo-a por todo o Brasil e além de suas fronteiras.
Com uma equipe formada por escritores de diferentes idades e áreas do conhecimento, buscamos sempre oferecer conteúdo de qualidade, promovendo o diálogo entre gerações e perspectivas diversas.
Deixe um comentário