Por Elias Antunes
O romance premiado do escritor Geraldo Rocha “Encruzylhadas” é narrado na primeira pessoa, e começa retratando um acidente, envolvendo carros. O protagonista encontra-se ferido em meio a outros corpos e o sangue escorrendo.
O narrador é acusado de assassinato por um dos acidentados e a polícia procura algemá-lo, impedido pela enfermeira, ao observar a gravidade do seu quadro.
Assim inicia-se este romance que se passa no Distrito Federal, onde o protagonista morava e foi preso.
O romance faz um contraponto entre o passado e o presente. O protagonista encontra-se detido em prisão federal e as mazelas do sistema e da sociedade vão sendo expostos.
Um clima de sonho, bruma e pesadelo perpassa pela narrativa, como se a vida real fosse retratada, enquanto pode ser inclusive mais incrível e estranha de que a ficção.
No decorrer da narrativa, pode-se observar a colocação de fatos da história geral, pontuando-a com notícias da realidade e pondo datas nesses fatos, dando a verossimilhança com o real.
O narrador-personagem prossegue contando sua história, desde a evasão dos avós para a capital federal que se iniciava, saindo do sertão nordestino, o qual não oferecia muitas perspectivas para se criar filhos, em busca de uma vida melhor, um futuro mais promissor.
Enfrentaram problemas diversos, o desleixo dos políticos em prol dos trabalhadores, a violência, o desenraizamento das pessoas que vinham para Brasília, como se não fizessem parte deste lugar (algo até hoje sentido pelas pessoas que aqui chegam).
Há muito conhecimento e sagacidade do autor no melhor sentido do termo.
Para evitar “spoiler”, deve-se omitir diversos fatos, peripécias e nuances que ocorrem com o personagem-narrador, que são muitos e bastante interessantes, mas que fique claro que o romance “Encruzylhadas” é um excelente livro, de leitura dinâmica e interessante, capaz de prender a atenção do leitor do começo ao fim.
Livro: Encruzylhadas
Gênero: Romance
Autor: Geraldo Rocha
Editora: Kelps
Ano: 2023
Prêmio Hugo de Carvalho Ramos de 2022.
Fonte da imagem: Foto do autor.


Deixe um comentário