@revistaentrepoetas / @professorrenatocardoso

,

10 cliques

A deficiência de leitores brasileiros: diagnóstico e cura

A literatura é imprescindível para a educação. É o primeiro degrau da escada da inteligência, de acordo com o professor Pierluigi Piazzi. No entanto, os brasileiros leem pouco, e, quando fazem, não mantém constância ou profundidade no hábito. As causas desse fenômeno são várias, mas cabe uma causa e uma consequência: (1) a busca por prazeres momentâneos em detrimento da leitura; (2) uma queda intelectual da população brasileira.

Em um primeiro momento, percebe-se que os índices de leitura no Brasil são baixos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), denominada de Retratos da Leitura no Brasil, o índice de leitores brasileiros reduziu em 6,7 milhões de leitores nos últimos quatro anos. No livro Fahrenheit 451, Ray Bradbury desenvolve a narrativa em um mundo que os livros são proibidos pelo Estado e a população busca prazeres imediatos. A obra de ficção científica traz uma interessante reflexão atual: as pessoas na atualidade utilizam demasiadamente redes sociais em detrimento de cultivarem o hábito de leitura, buscando o prazer imediato e deixando de lado a leitura. Tik Tok, Instagram, Facebook e YouTube dominam o lazer dos indivíduos, preferindo essa forma de entretenimento à leitura.

Consequentemente, a redução dos índices de leitura traz uma deficiência intelectual. A falta desse hábito reduz a capacidade de expressão por meio da linguagem que, segundo Lênio Streck, “A redução ou simplificação da linguagem é uma redução do mundo”, e do pensamento crítico. Sem a literatura e o hábito de leitura, deixa-se de construir um vocabulário rico e empobrece a linguagem, ocasionando uma queda do pensamento crítico e, portanto, reduz-se a capacidade de interpretação e a inteligência de uma pessoa.

Ante o exposto, percebe-se que é uma problemática nacional. As redes sociais são sedutoras, mas não se engane! Deixe-as de lado por um momento, separe dez a trinta minutos do seu dia sem contato com elas, pegue uma obra de seu interesse e leia diariamente. Seguindo esses passos todos os dias, criará o hábito de leitura e ascenderá intelectualmente.


Descubra mais sobre Revista Entre Poetas & Poesias

Assine gratuitamente para receber nossos textos por e-mail.

Deixe um comentário

Sobre

Criada em 2020 pelo professor e poeta Renato Cardoso, a Revista Entre Poetas & Poesias é um periódico digital dedicado à valorização da literatura e da arte em suas múltiplas expressões. Mais que uma revista, é um espaço de conexão entre leitores e autores, entre a sensibilidade poética e a reflexão cotidiana.

Registrada sob o ISSN 2764-2402, a revista é totalmente eletrônica e acessível, com publicações regulares que abrangem poesia escrita e falada, crônicas, ensaios, entrevistas, ilustrações e outras formas de expressão artística. Seu objetivo é tornar a arte acessível, difundindo-a por todo o Brasil e além de suas fronteiras.

Com uma equipe formada por escritores de diferentes idades e áreas do conhecimento, buscamos sempre oferecer conteúdo de qualidade, promovendo o diálogo entre gerações e perspectivas diversas.

Se você deseja ter seu texto publicado, envie sua produção para:
revistaentrepoetasepoesias@gmail.com

Acesse: www.entrepoetasepoesias.com.br
Siga no Instagram: @revistaentrepoetas / @professorrenatocardoso
Canal no WhatsApp: Clique aqui para entrar

PESQUISA