MUNDO CAIPIRA, DE ÁLVARO CATELAN E LADISLAU COUTO
Por Elias Antunes
Reconhecido como um dos grandes professores e escritores de nosso Estado e, portanto, do país, Álvaro Catelan escreveu um dos melhores livros de estudos voltado aos alunos de literatura em geral, o fabuloso “Literatura Luso-brasileira”, onde extraiu e comentou o que havia de melhor nos livros e autores estudados. Livro indispensável na estante dos amantes das letras.
Nascido em São Paulo, logo estabeleceu-se como notável nos estudos e na comunicação em Goiás.
Ao lado de outro estudioso da cultura popular e comunicador de mérito, Ladislau Couto, construíram uma obra excelente sobre a música caipira, com o título de “Mundo Caipira”.
Neste livro, os autores centram-se, principalmente, nas músicas de raízes, trazendo letras, curiosidades e trechos biográficos dos principais músicos e compositores da modalidade.
Há uma grande variação de extensa relevância sobre as temáticas das músicas caipiras e comprova que não se restringe ao tema do amor e da dor de cotovelo e pronto. Constitui verdadeiro universo que fez e faz a alegria dos aficionados e apreciadores da música caipira, fazendo parte da vida e do imaginário de muitas pessoas.
A música em geral chegava às casas através das ondas do rádio, que foi um dos meios de comunicação dos mais importantes, mormente no interior do país, para a felicidade de muitos.
Algumas dessas músicas marcaram época e entraram para o imaginário popular como algo mágico, capaz de tirar as pessoas do cotidiano ou da dura realidade de cada um.
Nomes importantes de cantores e compositores são apresentados ao longo do texto, contendo fotos e ilustrações, enriquecendo a obra.
Assim, podem tomar conhecimento de músicos e compositores extraordinários, como: Ostecrino Lacerda, Leandro e Leonardo, Sérgio Reis, Elis Regina, Milionário e José Rico, Leo Canhoto e Robertinho, Raul Torres, Tonico e Tinoco, Cornélio Pires, José Fortuna e tantos outros nomes de suma importância.
Merece ser lido e reconhecido. Os autores são nomes de peso dentro da cultura goiana. Livro inteligente e bem escrito que vem preencher uma lacuna no que diz respeito à busca de nossas raízes e cultura populares.
Fonte da imagem: Foto do autor.


Deixe um comentário