@revistaentrepoetas / @professorrenatocardoso

,

440 cliques

Humildade X Vaidade (Texto de Cassio Hartmann )

Nos dias atuais, tem-se visto e percebido várias pessoas, independente de sua sexualidade, deixarem de ser humildes, ou seja, esquecerem de suas origens e raízes, e por sua vez abrirem a porta de sua mente para a vaidade, sem pensar nas consequências que a mesma pode trazer para si próprios ou para aqueles que convivem com eles, por pensarem e acreditarem que porque estão com uma vida melhor, seja em termos financeiros, de trabalho, estudos, homenagens ou moradia, significa que crescerão por seus méritos e desse modo estarão um pouco acima de onde estavam, antes de serem reconhecidos. Pensam que podem humilhar, tratar mal qualquer pessoa que não se enquadre no seu meio social (padrão de vida) e assim acabam ridicularizando e passando por cima das pessoas como se fossem os “donos do mundo”.

As pessoas humildes crescem e transcendem, com as diferenças entres os Seres humanos, respeitando seu gênero ou a cor da pele, seja a preta, a branca, a parda, a amarela ou indígena, assim como a etnia, a cultura, o idioma e a religião de cada povo. Nós seres humanos precisamos aprender com as nossas diferenças para que possamos transcender em vida e assim ajudar a outras pessoas que necessitam de ajuda.

Por sua vez, as pessoas vaidosas não se permitem aprender com as diferenças e “enxergam apenas o próprio umbigo” e se acham o centro do universo, procurando sempre ser melhores que as outras pessoas e querendo atenção o tempo todo, geralmente agindo com falsidade e arrogância.

Para finalizar esse pequeno e singelo texto quero dizer que não podemos esquecer das nossas raízes, que são as nossas origens, e que devemos ser simples, tratar as pessoas com respeito e dignidade, independente se essa pessoa trabalha na limpeza, na cozinha, se é motorista de aplicativo, caminhoneiro, mestre de obras, ou qualquer função que exerça. Que tratemos todos bem, independente de qualquer coisa, e assim estaremos levando amor e paz para a humanidade já que é isso que realmente importa!

(Esse texto é de Cassio Hartmann. Ele possui Pós-doutorado em Health Sciences – Public Health pela Logos University International. Doctor of Philosophy in Health Sciences (Ph.D) Major in Phgsical Education, Miami, Fl, 2023. PhD. In Public Health Central Christian University Malawi, (East Africa) 2022. É membro do Observatório Internacional de Neurociências e Desenvolvimento Humano da Unilogos. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió. Professor Titular e Associado da Logos University International.)

“Participe também dessa coluna! Envie o seu texto (de desabafo ou reflexão) para o email Imsn_91@hotmail.com ou entre em contato pelo instagram @luiza.moura.ef. A sua voz precisa ser ouvida! Juntos temos mais força! Um abraço afetuoso e sintam-se desde já acolhidos!”- Luiza Moura.

 


Descubra mais sobre Revista Entre Poetas & Poesias

Assine gratuitamente para receber nossos textos por e-mail.

Deixe um comentário

Sobre

Criada em 2020 pelo professor e poeta Renato Cardoso, a Revista Entre Poetas & Poesias é um periódico digital dedicado à valorização da literatura e da arte em suas múltiplas expressões. Mais que uma revista, é um espaço de conexão entre leitores e autores, entre a sensibilidade poética e a reflexão cotidiana.

Registrada sob o ISSN 2764-2402, a revista é totalmente eletrônica e acessível, com publicações regulares que abrangem poesia escrita e falada, crônicas, ensaios, entrevistas, ilustrações e outras formas de expressão artística. Seu objetivo é tornar a arte acessível, difundindo-a por todo o Brasil e além de suas fronteiras.

Com uma equipe formada por escritores de diferentes idades e áreas do conhecimento, buscamos sempre oferecer conteúdo de qualidade, promovendo o diálogo entre gerações e perspectivas diversas.

Se você deseja ter seu texto publicado, envie sua produção para:
revistaentrepoetasepoesias@gmail.com

Acesse: www.entrepoetasepoesias.com.br
Siga no Instagram: @revistaentrepoetas / @professorrenatocardoso
Canal no WhatsApp: Clique aqui para entrar

PESQUISA