Notícias

Araçá+ conversa com o escritor catarinense Godofredo de Oliveira Neto, autor do romance “Esquisse”

O bate-papo acontecerá na próxima segunda, dia 21.02, às 19h, no canal Literaweb no YouTube

Na próxima segunda-feira, às 19h, ao vivo, pelo canal Literaweb no Youtube, o quadro Araçá+, vinculado ao Suplemento Araçá, receberá, em seu primeiro episódio, o romancista e professor Godofredo de Oliveira Neto, autor do livro “Esquisse”.

O quadro, primeiramente chamado de Litera5, foi idealizado pela Profª.Drª. Lívia Penedo Jacob com objetivo de divulgar e fomentar, ainda mais, a literatura. O projeto fica hospedado dentro do canal Literaweb, criado e comandado pelo professor Renato Cardoso.

O Araçá+ debaterá o livro “Esquisse” do romancista catarinense Godofredo de Oliveira Neto. A obra, que foi traduzida para o francês, conta a história de uma famíla brasileira, que através de uma herança, tenta recuperar esboço do pintor holandês Jérôme Bosch. O romance policial passeia entre a ficção e a realidade, trazendo a dualidade entre a razão e a emoção e entre o presente assustador e um futuro promissor.

Godofredo de Oliveira Neto é professor titular de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da UFRJ e Membro da Academia Carioca de Letras. É autor de romances como O Bruxo do Contestado (1996), revelação do ano pela Folha de S.Paulo e revista Veja, e Amores Exilados (2011), aclamado pela crítica como importante livro sobre os exilados políticos durante o regime militar no Brasil. Seu livro Ana e a Margem do Rio (2002) recebeu o selo de “altamente recomendável” da Fundação Nacional para o Livro Infantil e Juvenil. Outros livros do escritor são: Oleg e os Clones (1999), Menino Oculto (2005), segundo lugar no 48º Prêmio Jabuti, e Marcelino (2008). Faina de Jurema (1981), primeiro romance do escritor, pode ser considerado como um marco inaugural da estética pós-moderna no Brasil. Desenvolvido na França, recebeu especial olhar do filósofo Jacques Derrida. Em 2013 foi lançado seu mais recente romance: A Ficcionista. Atualmente, Godofredo escreve crônicas intituladas A caminho do Fundão, reflexões teóricas sobre a contemporaneidade são desenvolvidas a partir de um olhar acurado das vivências (ficcionais e não ficcionais) na UFRJ.

O evento terá certificação digital gratuita para ouvintes (o link para certificação será liberado no chat online ao longo do bate-papo). Interessados, bastam clicar na imagem abaixo e ativar o sino de notificações (e, se possível, se inscrever no canal).

Link do bate-papo: https://www.youtube.com/watch?v=vKyXq4ygD7s

 

 

Mostrar mais

Renato Cardoso

Renato Cardoso é casado com Daniele Dantas Cardoso. Pai de duas lindas meninas, Helena Dantas Cardoso e Ana Dantas Cardoso. Começou a escrever em 2004, quando mostrou seus textos no antigo Orkut. Em 2008, lançou o primeiro volume de “Devaneios d’um Poeta” e em 2022, o volume II com o subtítulo "O Rosto do Poeta". Graduado em Letras pela UERJ FFP e graduando em História pela Uninter. Atua como professor desde 2006 na rede privada. Leciona Língua Inglesa, Literatura, Produção Textual e História em diversas escolas particulares e em diversos segmentos no município de São Gonçalo. Coordenou, de 2009 a 2019, o projeto cultural Diário da Poesia, no qual também foi idealizador. Editorou o Jornal Diário da Poesia de 2015 a 2019 e o Portal Diário da Poesia em 2019. É autor e editor de diversos livros de poesias e crônicas, tendo participado de diversas antologias. Apresenta saraus itinerantes em escolas das redes pública e privada, assim como em universidades e centros culturais. Produziu e apresentou o programa “Arte, Cultura & Outras Coisas” na Rádio Aliança 98,7FM entre 2018 e 2020. Hoje editora a Revista Entre Poetas & Poesias e o Suplemento Araçá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo