Duda Rodrigues

Mulheres no mundo do esporte

 

 

A prática de atividades esportivas se faz muito presente em nossa sociedade. Futebol, basquete e vôlei são exemplos de esportes bastante praticados no Brasil, mas até que ponto existe uma igualdade entre homens e mulheres nesse universo esportivo?

As mulheres, usando de movimentos coletivos e lutas individuais, seguem tentando conseguir direitos iguais aos dos homens e a valorização no esporte é um desses direitos, afinal é muito triste ver que em pleno século XXI nós ainda sejamos muitas vezes consideradas menos capacitadas a conseguir resultados expressivos no esporte e que, mesmo merecendo, não tenhamos muitas atletas consideradas de elite como temos homens.

O surf feminino ainda é minoria, porém tem apresentado crescimento exponencial nos últimos anos. A WSL (Liga Mundial de Surf) é uma defensora da igualdade de direitos entre os sexos e por isso sempre trabalha em prol de que isso aconteça.

A Liga apresenta embaixadoras, ou seja, mulheres que promovem eventos femininos, trazem outras mulheres ao mundo do surf etc, como a Marina Werneck ( nomeada pela WSL Latin América) que usa de sua influência no meio para empoderar outras mulheres a realizarem os seus sonhos e a seguirem o caminho do surf. “Meu propósito é empoderar meninas e inspirar mulheres através do surf”, diz Marina.

A jornalista, criadora de conteúdos digitais e surfista Bruna Bessa( @brubessa.marealta) também faz um trabalho muito bonito envolvendo esporte e mulheres. A Bruna promove viagens de surf (famosas surftrips) para elas, buscando uma interação entre várias idades, conexão entre a natureza, corpo e mente e, claro, muito surf e diversão.

Diante de todas as dificuldades enfrentadas por meninas num contexto e numa sociedade ainda tão machista, se faz muito necessário essa luta diária para que nós não sejamos mais vistas como inferiores aos homens, “as que não sabem jogar” e todos os outros adjetivos assim nos dados.

As mulheres são capazes sim de disputarem em nível altíssimo jogos, competições, praticarem lutas, arremessos, surf etc. Nós estamos ganhando nosso lugar e não pararemos até que nossa sociedade não seja mais machista e consiga ver que lugar de mulher é onde ela quiser.

Viva o esporte, viva as mulheres!

Duda Rodrigues ( @adudarodrigues_ )

 

 

Mostrar mais

Duda Rodrigues

Sou a Maria Eduarda Rodrigues, uma grande admiradora da poesia. Escrevo pequenas ficções e poemas sobre situações com as quais me identifico, principalmente questões referentes à atualidade. Bem vindos!

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo