Notícias

Escritor Gonçalense disponibiliza, gratuitamente, versão on-line de cordel sobre Graciliano Ramos

Graciliano Ramos foi um dos grandes escritores brasileiros do passado. Pertencente a geração de 30 do Modernismo no Brasil, Graciliano é dono de um estilo narrativo próprio, que permite ao leitor um aprofundamento nas situações e personagens descritas, através de um modo seco e simples. Ramos ainda nos permite uma análise interior (psicológica) do ser humano de acordo com o meio onde se insere.

E voltado para o estudo aprofundado do modernista, o escritor gonçalense Erick Bernardes lançou, na última semana, um folheto de literatura de cordel que visa contar e analisar, sob sua perspectiva, a obra Memórias do Cárcere (obra de Graciliano Ramos).

“O que me motivou a escrever essa série sobre Memórias do Cárcere, que se inicia no cordel Voz de Prisão, é justamente o fato de eu estar imerso no universo cultural da literatura de cordel. O convívio com cordelistas de peso, como Zé Salvador, Ezequiel, Erinaldo, Almir Gusmão e outros poetas de renome, me injetaram ânimo de composição. Contudo, pensei bastante antes e projetei a série sobre Graciliano Ramos. Aliás, esse escritor alagoano canônico já faz parte da minha pesquisa acadêmica da graduação até aqui no meu doutorado em curso. Senti falta de algum cordel sobre Memórias do Cárcere por aí, por isso decidi compor. A ideia é publicar 10 folhetos sobre Ramos. Desde a voz de prisão, passando pelos sofrimentos no navio Manaus e pela Colônia da Ilha Grande até a soltura do escritor. Uma vontade, já vai lá um bom tempo, que ponho em prática agora” – relata Erick Bernardes.

Para quem desejar ler o folheto, o mesmo está disponível para download no link abaixo.

DOWNLOAD – VOZ DE PRISÃO

Professor de Literatura e Redação do Colégio Adventista, Acadêmico e Pesquisador na ABLC (Academia Brasileira de Literatura de Cordel), Erick Bernardes é escritor, crítico literário e autor dos livros Panapaná, Cambada e Cambada II. Mestre em Estudos Literários (FFP-Uerj), atualmente ele é doutorando em Literatura Comparada (UFF). Atua também como colunista no Jornal Daki, Revista Entre Poetas e Poesias e Suplemento Literário Araçá.

 

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: