16 horas de escritaFabio Rodrigo

A máquina

Ele se dirigiu ao caixa eletrônico. Até então, era somente ele e a máquina. Inseriu o cartão, e a máquina o atendeu com uma bela voz aveludada: “Olá, seja bem-vindo!!!”. Ficou espantado com a novidade. Não sabia que o atendimento eletrônico chegara a tal nível. “Pode retirar o cartão”, disse a máquina. Encantado com a bela voz feminina do caixa eletrônico, obedecia com fervor a cada um dos comandos: “Favor confirmar o número do seu CPF” , “Favor confirmar a sua data de nascimento”, “Favor apertar a opção desejada”… Apertou a opção “Ver o saldo”, e a máquina respondeu: “Conta sem saldo”. A partir daí, todo o seu encantamento com a máquina começou a ruir. Gesticulava e falava consigo mesmo: “Como assim? Conta sem saldo? Não estou entendendo?”.

Inseriu novamente o cartão, e a máquina confirmou não haver saldo. Daí a calmaria foi pro espaço de vez. Gritava com a máquina e apertava os botões com violência. “Não é possível!!! Eu sei que tenho dinheiro na conta!!!!”. “Mais alguma informação, senhor?, perguntou calmamente a máquina.

– Informação nenhuma!!!! Eu quero meu dinheiro!!!! – Esbravejou e socou a lateral da máquina. Indignado, repetiu todo o procedimento.

– Senhor, preciso que confirme os dados.

– Mas já confirmei, ora bolas.

– O que o senhor deseja afinal?

– Você sabe o que eu quero… eu quero o meu dinheiro!!!

– Não consigo entender, senhor. Digite a opção desejada.

– Já digitei, sua louca!!!

Enquanto ele digladiava com a máquina, uma imensa fila de espera se formava para atendimento.

– Entendi. O senhor deseja ver seu saldo?

– Siiiiiiimmmmmmm!!!

– Sua conta está sem saldo, senhor.

– Mentira, sua vaca!!! Eu tenho dinheiro!!!

Sem nenhuma paciência, ele desafiou a máquina:

– Se não me devolver o dinheiro, eu te arrebento!!!!

– Não entendi. O que o senhor deseja?

– Te arrebentarrrrrrrrr!!!!

– Por favor, aguarde.

– Vai se esconder???

– Aguarde só um momento…

– Tá com medo??? Vem pra cima!!!

Solidárias a ele, dezenas de pessoas se juntaram e também chamaram a máquina pra briga. Afinal de contas, quando a luta é contra a máquina, aí mesmo é que o povo se une de verdade.

Imagem interna e externa: https://pixabay.com/pt/vectors/atm-terminal-retirar-dinheiro-146307/

Mostrar mais

Fabio Rodrigo

Fábio Rodrigo é professor de Língua Portuguesa da secretaria de educação do estado do Rio de Janeiro e é doutorando em Língua Portuguesa pela UFRJ. Recentemente adquiriu o título de mestre em Estudos Linguísticos pela UERJ/FFP. Tem se dedicado a escrever crônicas que abordam temas do cotidiano e sua relação com a língua portuguesa e que são publicadas semanalmente no jornal Daki e no portal Entre Poetas e Poesias. Seu primeiro livro, Mixórdia e outras histórias, lançado pela editora Apologia Brasil, é uma coletânea de crônicas publicadas tanto no Daki quanto no portal. Suas crônicas, em sua maioria, são ambientadas no município de São Gonçalo, cidade em que o escritor nasceu e em que trabalha como professor. Como professor de Língua Portuguesa, Fábio Rodrigo procura aproximar o conteúdo das aulas de Português ao dia a dia, e seus textos são o resultado disso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo