Michelle Carvalho
Tendência

Saudade

User Rating: 5 ( 1 votes)

Como envio uma cartinha pro céu?

Aí tem e-mail?

Seu whatsapp continua o mesmo ou mudou o DDD?

 

Por meio da oração do coração

Quero te dizer que aqui já é 2018

E minha saudade tá grande

 

E aíiiiii??

Eu via vantagem na tua gargalhada

E hoje vejo tantas semelhanças tuas em mim

De dentro pra fora a saudade brota e escorre no rosto

 

No silêncio

Reconheço-te e redescubro-te em mim

No DNA das semelhanças

Onde “eu” sou a tua herança…

(Versos de Princesa Prometida – 2020 – Michelle Carvalho)

 

 

     Essa semana ouvi um assobio pela janela e recordei-me de um trecho de livro dos meus amigos Flavio Valadares e Rodrigo Lobo : “No tempo de meus pais, assobio tinha nome próprio”, e não é que era assim mesmo?

     Lembrei-me de tantos assobios…

     Meu pai assobiava e eu logo sabia que me procurava…

     Meu avô assobiava de forma marcante que ficou de herança e quando um de nós assim o faz, a lembrança dele logo traz!

     Junto com essas lembranças veio à imensa saudade de tempos que nem nos preocupávamos com o mundo lá fora, época em que tudo era tão natural que sequer pensávamos que aquele tempo iria passar.

     Mas essa saudade também nos faz pensar no quanto somos felizes por termos tido a oportunidade de viver com tantas pessoas importantes.

     Digo importantes porque elas realmente importam para nós, tanto que sentimos saudade demais. Pessoas que deixaram sementes de sentimentos, atitudes e virtudes.

     Aristóteles dizia que a virtude é uma ciência da prática. É reconhecida paulatinamente no dia a dia. Quem melhor para nos ensinar essa ciência que nossos amigos, nossos avós, tios, irmãos e nossos pais?

     Todas as perdas no decorrer da vida e o distanciamento social que vivemos recentemente nos fizeram realçar os melhores e piores sentimentos, evidenciando o que realmente ficou arraigado de tudo que nos foi apresentado, assimilado e aprendido dessas sementes de virtudes que nos foram depositadas através dos anos.

     Tantos demonstraram sua miséria ética e outros se desdobrando em doar-se cuidando do próximo sem ter o mínimo para si.

     Uma desigualdade evidenciada na qual vemos fotos de países paupérrimos cujas pessoas usam sacos plásticos como máscaras e em outros vemos pessoas com máscaras cravejadas de diamantes.

     Onde estão as virtudes que foram passadas através dos tempos nas famílias?

     Até mesmo quando uma doença colocou em evidência que todos somos iguais e que não haveria distinção de raça, cor, idade ou país onde reside, quando pensávamos estarmos vivendo nossa humanidade no real sentido da palavra, quando pensávamos estar no mesmo barco… não demorou muito para que a soberba, a ganância, o egoísmo viessem novamente a tona e explodisse a desigualdade em nossa face!

     Sabemos que o fruto não cai longe da árvore, que as virtudes são passadas através das gerações por meio do exemplo e da prática, então mantenha vivo tudo de bom que lhe foi passado e que foi fecundo em você porque no DNA das semelhanças existe algo muito melhor do que valores monetários para serem deixados aos que o cercam, deixe valores éticos como herança!

Michelle Carvalho

e-mail: michellecarvalhoadvogada@yahoo.com.br

Instagram: @michelle_carvalho_escritora

Facebook: Michelle Carvalho Escritora

Youtube: Michelle Carvalho Escritora

Fonte:

Imagem destacada: https://pixabay.com/pt/photos/est%c3%a1tua-luto-escultura-figura-4116026/

Mostrar mais

Michelle Carvalho

Biografia: Advogada, Escritora desde os 13 anos, com participação em inúmeras antologias literárias e premiações no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ganhadora do Premio Baixada de Literatura em 2014. Lançou 4 livros: “Furor Letárgico da Alma” (2009), “Versos de Princesa Prometida” (2015 – na 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro) e “Cindy Entre Patas e Reinos” (2018) e Cindy Entre Patas e Reinos 2 (2019 – 19ª Bienal Internacional do do Livro do Rio de Janeiro) , estes dois últimos projetos de leitura na Cidade das Artes/RJ, em várias escolas nacionais e internacionais. Além de diversas participações em projetos culturais literários em escolas com palestras motivacionais, intervenções literárias e poéticas em saraus, sendo o último deles o Programão Carioca da Rede Globo no ano de 2018, Participação na FLIM e FLISGO no ano de 2019, bem como posse na ACLAM – Academia de Ciências, Letras e Artes de Magé.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo