Poema LiterawebRenato Cardoso

Série – Devaneios d’um Poeta – Poema: “Caos Interno” – Renato Cardoso

Salve raras exceções, as pessoas andam cada vez mais buscando um sentido para vida; um foco; um objetivo. Falam muito e ouvem pouco, e principalmente, não se ouvem, não se sentem, não se percebem.
Com isso, buscam a satisfação nas postagens nas redes sociais. Postam uma vida que não vivem. Postam uma idealização. E o caos interno se intensifica, chegando a transtornos psicológicos imensos. E o amor?
Esse não existe mais, ou está cada vez mais raro. As relações estão relativas, as pessoas estão relativas. E até quando tudo isso continuará? Não sabemos. Para finalizar, deixo um poema sobre o CAOS INTERNO.

Caos interno

O horizonte não é o mesmo de antes
Está mais triste, quase sem coloração
Uma imagem não sai da minha mente
O instinto me leva a profana meditação
Uma sensação de cansaço, corpo doente
Fim de outono, folhas caídas no chão
E eu aqui pensando sombriamente
Sobre as dores recaídas em meu coração
Uma leve brisa chega suavizando tudo
Pequenas pétalas anunciam a primavera
Pego-me sepulcralmente preso a ti, mudo
Tento ser o raio que o júbilo reverbera
Mas só reflito o caos interno contudo
E a felicidade fica sempre na espera.

____________________

O poema acima faz parte do livro “Devaneios d’um Poeta”. Quem quiser adquirir, basta entrar em contato pelo WhatsApp: (21) 994736353.

Instagram do autor: @professorrenatocardoso / @devaneiosdumpoeta

___________________

Mostrar mais

Renato Cardoso

Renato Cardoso é casado com Daniele Dantas Cardoso. Pai de duas lindas meninas, Helena Dantas Cardoso e Ana Dantas Cardoso. Começou a escrever em 2004, quando mostrou seus textos no antigo Orkut. Em 2008, lançou o primeiro volume de “Devaneios d’um Poeta” e em 2022, o volume II com o subtítulo "O Rosto do Poeta". Graduado em Letras pela UERJ FFP e graduando em História pela Uninter. Atua como professor desde 2006 na rede privada. Leciona Língua Inglesa, Literatura, Produção Textual e História em diversas escolas particulares e em diversos segmentos no município de São Gonçalo. Coordenou, de 2009 a 2019, o projeto cultural Diário da Poesia, no qual também foi idealizador. Editorou o Jornal Diário da Poesia de 2015 a 2019 e o Portal Diário da Poesia em 2019. É autor e editor de diversos livros de poesias e crônicas, tendo participado de diversas antologias. Apresenta saraus itinerantes em escolas das redes pública e privada, assim como em universidades e centros culturais. Produziu e apresentou o programa “Arte, Cultura & Outras Coisas” na Rádio Aliança 98,7FM entre 2018 e 2020. Hoje editora a Revista Entre Poetas & Poesias e o Suplemento Araçá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: