Notícias

As sutilezas da poesia viva obducta

A Revista Entre Poetas & Poesias indica, através de sua colunista Luiza Moura, o projeto do Professor Alfredo de Morais, que visa a escrita de um livro por alunos de segundo e terceiro semestres do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Feira de Santana. Leia com atenção!

Sou Luiza Moura e já escrevo para a Revista Conexão Literatura há algum tempo e dessa vez resolvi fazer algo bastante diferente. Trago para vocês um Projeto incrível que envolve a literatura e vem sendo realizado aqui na Bahia. Trata-se da escrita de um livro por alunos de segundo e terceiro semestres do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Feira de Santana, fruto da iniciativa do Professor Alfredo de Morais. Fui convidada, na qualidade de revisora e fiquei realmente encantada com essa ideia. Para mim será uma honra imensa poder também contribuir para o desenvolvimento de algo tão relevante para todos. Acho extremamente fascinante ver professores e instituições que valorizam a qualidade da formação dos seus alunos e entendo o poder de transformação que a literatura tem.

Alfredo de Morais Neto é Coordenador do Curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras e docente da matéria Metodologia do Trabalho Científico em Psicologia e segundo ele por pensar sempre em metodologias ativas ou metodologias invertidas, onde o aluno é protagonista da sua história e, principalmente por se perceber aprendendo sempre enquanto pratica, acredita ser a escrita o melhor método para o desenvolvimento de qualquer trabalho. O mesmo também já escreve há bastante tempo e por isso resolveu inserir os alunos em algo mais profícuo onde se eternizariam e daí surgiu a ideia do desenvolvimento de um livro falando sobre o “eu”, as relações com o mundo e o alimento, que ainda, segundo ele, é algo bem próprio da modernidade, pelo sentido atribuído a todo esse contexto.

Alfredo completa: “O intuito do desenvolvimento de um livro com os alunos de 2º e 3º semestres, do curso de psicologia da Faculdade Pitágoras, nasceu do desejo de fazer diferença na matéria de metodologia da pesquisa em psicologia. Minha ideia foi a de fomentar nestes discentes o desejo por uma escrita mais “vívida”. Tão simplesmente, chegar em uma sala de aula e expor normas e técnicas, não satisfazem meu desejo no ensinar. Creio que ser professor, é ser um instrumento de transformação, e com isso, pensar em transformá-los de estudantes a escritores, faz crescer em mim uma emoção sem igual. O livro se divide em 8 capítulos, tendo como título “O eu, minha relação com o mundo e com o alimento”.

Maria das Graças Cardoso Moura é Diretora Geral da Faculdade Pitágoras de Feira de Santana, Bahia e se diz extremamente feliz por ver esse projeto se desenvolvendo, até porque a Instituição já trabalha bastante com esse modelo de metodologia invertida, onde os alunos são protagonistas e precisam se “empoderar” dos conhecimentos necessários para sua formação profissional. Ela completa que esse desafio da escrita do livro faz com que os alunos tenham mais um lugar para vislumbrar uma ação profissional.

Alguns alunos também se manifestaram sobre o assunto:

“Tem a importância de contribuir com o nosso conhecimento, habilidades na escrita e no desenvolvimento da nossa mente” – Jaiara Rodrigues.

“A importância de escrever um livro é, que além de ampliar conhecimento e transmitir para o leitor, você também está marcando na história seu legado” – Iasmyn Vitória.

“A importância de nós alunos escrevermos um livro é que, além de abrirmos os nossos olhos para novos horizontes através desta escrita, ela irá trazer conhecimento e, sem contar na grande e fantástica experiência que iremos levar para toda vida” –  Kelly Ferreira.

Por fim, diante de tudo isso que foi exposto, justifico a ausência do meu texto poético para essa edição e trago aqui a poesia viva através dessa belíssima experiência. Novamente volto a salientar o meu orgulho, por poder contribuir um pouco para o desenvolvimento desse projeto e parabenizo todos os envolvidos, destacando especialmente o principal responsável para que isso tudo esteja ocorrendo, Professor Alfredo. Menciono ainda a minha admiração pelo excelente trabalho da Direção da Faculdade Pitágoras de Feira de Santana, muito bem representada pela Maria das Graças, A Gal, como é carinhosamente chamada por todos, uma mulher que estimula e valoriza muito os seus profissionais e alunos”.

(Sou Luiza Moura, nunca escondo o meu amor pelo estudo da mente humana, meu amor pelo ser humano. Sou também uma amante das artes e acredito na poesia como oxigênio para a alma. Sempre em busca de novos aprendizados, não acredito no conhecimento que fica inerte dentro de nós e penso que este só tem validade quando compartilhamos e principalmente quando podemos ajudar o próximo. Instagram: @luiza.moura.ef)

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo