Fabio Rodrigo

Urubu

Era um edifício de três andares e estava abandonado há alguns anos. Trata-se de uma escola que foi desativada devido a uma grande enchente que ocorrera. Ao lado dela, há um terreno cujo acúmulo de lixo emana um cheiro fétido ao local. No alto do edifício, a presença de uma solitária ave é alvo do meu olhar atento.

Observei-a detidamente e ela parecia não acreditar que eu estivesse olhando. Óbvio que não parei para admirá-la. Trata-se de um ser que não possui atributos suficientes para isto. É uma ave asquerosa. Que causa repugnância. É só olhar para sua cabeça e ver que se trata de animal nauseante. Não há penas. A pele enrugada é sua marca característica. Ela, em nenhum momento, me olha. Deve sentir vergonha de ter uma aparência tosca. Deve sentir vergonha de existir. As penas disformes que cobrem suas asas e o resto do corpo parecem pesadas. Talvez ela sinta o peso de ser repugnante. De tão desregradas que tais aves são, suas penas são foscas. Não foram feitas para brilhar. Seu nome: urubu.

De repente, o urubu começa a caminhar lentamente. Pra minha surpresa, outro urubu se aproxima. De onde surgiu? Meu olhar aprisionado não me permitiu ver a presença de outro. E os dois se acercam cada vez mais. Seria um encontro casual? Acho que não. Agora o contato entre eles é mais intenso. Acho que foram feitos um para o outro. Bicam-se. Demonstram total afeto entre um e outro.

Observei-os detidamente e eles pareciam não acreditar que eu estivesse olhando. Óbvio que parei para admirá-los. Trata-se de uma cena cujos atributos são suficientes para isto. Minha asquerosa repugnância de outrora me deixou nauseante. Meu olhar tosco se desfez. A cena deixou-me disforme. Fiquei desregrado por ser portador de uma mente pesada e fosca que não me permitia vê-los da forma como os vi.

O contato gracioso entre um urubu e outro os faz brilhar. E eles foram feitos para brilhar.

Mostrar mais

Fabio Rodrigo

Fábio Rodrigo é professor de Língua Portuguesa da secretaria de educação do estado do Rio de Janeiro e é doutorando em Língua Portuguesa pela UFRJ. Recentemente adquiriu o título de mestre em Estudos Linguísticos pela UERJ/FFP. Tem se dedicado a escrever crônicas que abordam temas do cotidiano e sua relação com a língua portuguesa e que são publicadas semanalmente no jornal Daki e no portal Entre Poetas e Poesias. Seu primeiro livro, Mixórdia e outras histórias, lançado pela editora Apologia Brasil, é uma coletânea de crônicas publicadas tanto no Daki quanto no portal. Suas crônicas, em sua maioria, são ambientadas no município de São Gonçalo, cidade em que o escritor nasceu e em que trabalha como professor. Como professor de Língua Portuguesa, Fábio Rodrigo procura aproximar o conteúdo das aulas de Português ao dia a dia, e seus textos são o resultado disso.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo