Erick Bernardes

Que venha sorrindo o ano de 2021

Que venha sorrindo o ano de 2021

Por Erick Bernardes

Fim de dois mil e vinte chegando, época de reflexão, após quase um ano de pandemia. Momentos de pesar nossos atos, projetos e aspirações e colocar na balança parte daquele fruto precioso chamado experiência.

Quem nunca se pegou dizendo para si mesmo: “Ah! Se eu pudesse voltar atrás, retroceder no tempo, faria tudo diferente neste ano que já se vai!” Mas a vida não tem rewind, não é mesmo? O percurso de cada um imprime no tempo a marca indelével da responsabilidade de construir a própria história.

Quando somos críticos de nós mesmos (o que é natural), imaginamos uma borracha para apagar o traçado malfeito dos erros cometidos e reforçar com a letra certa as nossas conquistas, tal como o poeta à procura da conexão exata entre a forma e o sentido. O que faz do viver algo tão especial é a maneira imperfeita da sua realização. Se no mundo errar é carimbar no espaço cotidiano o próprio engano, procuremos então fazer melhor, porque ninguém dispõe de um botão de “reiniciar” para fugir das artimanhas do jogo vida.

Por isso, consideremos o fim do ano uma espécie de retrovisor: enquanto se anda ou corre, enxerga-se o caminho trilhado indo embora. Entretanto, precisamos deste espelho em retrospecto para expandir o presente e pensar adiante. Sem parar, nem perder de vista nosso passado para chegar além, conscientemente.

Então, sigamos em frente. Seja bem-vindo 2021, porque esse outro já deu!

Mostrar mais

Erick Bernardes

A mesmice e a previsibilidade cotidiana estão na contramão do prazer de viver. Acredito que a rotina do homem moderno é a causadora do tédio. Por isso, sugiro que façamos algo novo sempre que pudermos: é bom surpreendermos alguém ou até presentearmos a nós mesmos com a atitude inesperada da leitura descompromissada. Importa (ao meu ver) sentirmos o gosto de “ser”; pormos uma pitadinha de sabor literário no tempero da nossa existência. Que tal uma poesia, um conto ou um romance? É esse o meu propósito, o saber por meio do sabor de que a literatura é capaz proporcionar. Como professor, escritor e palestrante tenho me dedicado a divulgar a cultura e a arte. Sou Mestre em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ e componho para a Revista Entre Poetas e Poesias — e cujo objetivo é disseminar a arte pelo Brasil. Escrevo para o Jornal Daki: a notícia que interessa, sob a proposta de resgatar a memória da cidade sob a forma de crônicas literárias recheadas de aspectos poéticos. Além disso, tenho me dedicado com afinco a palestrar nas escolas e eventos culturais sobre o meu livro Panapaná: contos sombrios e o livro Cambada: crônicas de papa-goiabas, cujos textos buscam recontar o passado recente de forma quase fabular, valendo-me da ótica do entretenimento ficcional. Mergulhe no universo da leitura, leia as muitas histórias curiosas e divertidas escritas especialmente para você. Para quem queira entrar em contato comigo: ergalharti@hotmail.com e site: https://escritorerick.weebly.com/ ou meu celular\whatsapp: 98571-9114.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo