Ivone Rosa
Tendência

DIA PERSONALIZADO

[...]Não decodifiquei! Continuei com minha silenciosa investigação. Os trabalhadores chegavam pontualmente às sete. Era servido um café entre os tijolos.

A preferência acerca do melhor dia semana é algo muito pessoal. Principalmente quando se refere aos dias úteis. Os mais idosos por exemplo, escolhem a segunda-feira para ir ao médico. Particularmente, considero a segunda-feira o melhor dia para ir à praia ou pegar um bom cinema!

Acredito também que quando dependemos de atendimento público, deveríamos procurar por esses serviços às sextas-feiras. Porque é na sexta-feira que a maioria das pessoas trabalha mais animada. Elas programam encontros, saem para baladas, vestem-se com harmonia! Acordam com uma alegria inexplicável. Ou em alguns casos têm explicação.

Em uma construção de um prédio próximo à minha residência, ouvia gritos dos empregados: “Pega a sexta-feira!”  outras vezes: “A sexta-feira tá lá trás!” sinceramente não conseguia entender como eles falavam da sexta-feira em plena quarta-feira?! Seria um caso de regionalismo? Não encontrava um sentido…

Passei olhar pela janela, quando ouvia gritar sobre a sexta-feira. Não decodifiquei! Continuei com minha silenciosa investigação. Os trabalhadores chegavam pontualmente às sete. Era servido um café entre os tijolos. Um dia encontrei um deles na fila da padaria, pela manhã. Sempre cumprimentei todas as pessoas, independente de conhecê-las ou não. O rapaz animado, correspondeu com um sorriso. Ao caminhar daquela simpatia, indaguei sobre a “tal sexta-feira”.

Ainda com sorriso no rosto, ele contou que era uma marreta enorme e muito pesada! Apelidaram de “sexta-feira” porque o pagamento era semanal e coincidia com o uso da bruta ferramenta.

Para compensar meu sentimento de compaixão, o operário finalizou a conversa com a frase otimista: “Vem o fim de semana aí, tem aquele joguinho de bola né!”

 

Ivone Rosa

Mostrar mais

Ivone Rosa

Professora de Literatura & Produção Textual Pós- Graduada em Gestão Educacional Roteirista formada pela Academia Internacional de Cinema-AIC/RJ Poetisa, cronista e contista 1º lugar - melhor intérprete Concurso Poesia SESC Niterói/RJ Menção Honrosa -Concurso Poesia -Duque de Caxias /RJ Participações: Antologia Diário da Poesia, Biografia Jornalista Jota Sobrinho, Diário em Poemas, Almas em prosa e verso, Coletânea Diários Escritos. Participações nos Fanzines: Poezine[Lit.na Varanda] e SerMentes - Sec.Educ.Niterói/RJ Palestrante Escola Pública sobre a Resistência da Mulher

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo