Fabio Rodrigo

O pé de tomate

Família inteira reunida para comemorar o aniversário de Teodora. Era uma simples reunião em seu próprio apartamento, localizado no décimo andar de um prédio em frente à praia do Leblon. Quando cheguei, estavam todos na sala de estar: seus pais, tios, primos, nossos amigos da faculdade.

Dei boa noite a todos e fui logo entregando meu presente: um pé de tomate. Havia comprado em uma loja de plantas próximo à minha casa. Tinha mais ou menos um metro de altura e já tinha cinco tomates verdes. O vendedor que me atendeu sabia que era presente, por isso fez um embrulho próprio para aniversário e amarrou com um lindo laço vermelho.

Como conheço Teodora há tão pouco tempo, não sei ao certo o que ela gostaria de ganhar de presente. Pensei em fugir do convencional. Caixa de bombom, flores… nem pensar!!! Resolvi fazer algo diferente. Por que não dar um pé de tomate? Não há nada de errado cultivar uma hortaliça em sua própria casa. Seria esta a receita para comer alimentos livres de agrotóxicos. Pois é… levei o pé de tomate. E dei o presente a Teodora. Ela agradeceu. Fez uma cara de quem não sabia o que dizer. Afinal, nunca iria imaginar ganhar um presente como esse. Percebi que os convidados me olharam com desconfiança. Senti que era o momento para justificar a escolha do presente. Mas ninguém demonstrou interesse em ouvir. Nem Teodora. Que imediatamente foi levar o pé de tomate para um local distante dos demais presentes.

Ao voltar, pediu que todos fossem para a mesa, pois o jantar seria servido. Percebi então que não haveria a menor possibilidade de tocarmos no assunto pé de tomate.

Mostrar mais

Fabio Rodrigo

Fábio Rodrigo é professor de Língua Portuguesa da secretaria de educação do estado do Rio de Janeiro e é doutorando em Língua Portuguesa pela UFRJ. Recentemente adquiriu o título de mestre em Estudos Linguísticos pela UERJ/FFP. Tem se dedicado a escrever crônicas que abordam temas do cotidiano e sua relação com a língua portuguesa e que são publicadas semanalmente no jornal Daki e no portal Entre Poetas e Poesias. Seu primeiro livro, Mixórdia e outras histórias, lançado pela editora Apologia Brasil, é uma coletânea de crônicas publicadas tanto no Daki quanto no portal. Suas crônicas, em sua maioria, são ambientadas no município de São Gonçalo, cidade em que o escritor nasceu e em que trabalha como professor. Como professor de Língua Portuguesa, Fábio Rodrigo procura aproximar o conteúdo das aulas de Português ao dia a dia, e seus textos são o resultado disso.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo