Notícias

Dia 9 de janeiro, Dia do Fico

Instagram: @revistaentrepoetas / @professorrenatocardoso

A história é um assunto interesse, ainda mais quando falamos do nosso país de origem. Saber como tudo aconteceu até formar a sociedade atual, é o que ajuda a população a criar sua identidade. O dia 9 de janeiro se tornou uma data especial na História do Brasil, pois foi a data na qual D.Pedro I, Príncipe-Regente do “Reino Unido do Brasil”, declarou sua permanência na, até então, colônia portuguesa.

Essa atitude foi um dos primeiros grandes passos para o processo de Independência do Brasil. A família real portuguesa havia chegado ao Brasil em 1808, fugida das tropas de Napoleão que avançavam pela Europa. Tempos depois e Napoleão derrotado, D.João VI se viu pressionado a voltar a Portugal, devido a Revolução Liberal do Porto.

D.João, temeroso pelo Brasil ter sido elevado à categoria de Reino Unido, deixou seu filho, D.Pedro, para que a colônia brasileira não passasse pelo mesmo processo que as colônias espanholas estavam passando, a independência. A mudança de categoria da nação brasileira acarretou na liberdade de comércio com as outras nações e um retorno da família real a Portugal poderia ocasionar na perda desse direito.

D.Pedro foi chamado a Portugal para conclusão de sua preparação acadêmica, fato este que irritou a aristocracia rural brasileira, que não queria perder as liberdades econômicas adquiridas após 1808. Logo, a elite brasileira decidiu se mexer para tentar impedir a ida de D.Pedro a Portugal. Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo se movimentaram e recolheram 8 mil assinaturas, que forma entregues ao presidente do Senado José Clemente Pereira, pedindo a permanência do Príncipe-Regente no Brasil.

Outras figuras importantes da época se juntaram a aristocracia rural, como José Bonifácio e a esposa do príncipe, Dona Leopoldina. D.Pedro, no dia 9 de janeiro de 1822, na varanda do Paço Real, decidiu não acatar a ordem de retorno imediato a Portugal e disse a celebre frase:

“Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto. Digam ao povo que fico”.

A partir daí, o dia 9 de janeiro ficou conhecido com o Dia do Fico.

 

Mostrar mais

Renato Cardoso

Renato Cardoso é casado com Daniele Dantas Cardoso. Pai de duas lindas meninas, Helena Dantas Cardoso e Ana Dantas Cardoso. Começou a escrever em 2004, quando mostrou seus textos no antigo Orkut. Em 2008, lançou o primeiro volume de “Devaneios d’um Poeta” e em 2022, o volume II com o subtítulo "O Rosto do Poeta". Graduado em Letras pela UERJ FFP e graduando em História pela Uninter. Atua como professor desde 2006 na rede privada. Leciona Língua Inglesa, Literatura, Produção Textual e História em diversas escolas particulares e em diversos segmentos no município de São Gonçalo. Coordenou, de 2009 a 2019, o projeto cultural Diário da Poesia, no qual também foi idealizador. Editorou o Jornal Diário da Poesia de 2015 a 2019 e o Portal Diário da Poesia em 2019. É autor e editor de diversos livros de poesias e crônicas, tendo participado de diversas antologias. Apresenta saraus itinerantes em escolas das redes pública e privada, assim como em universidades e centros culturais. Produziu e apresentou o programa “Arte, Cultura & Outras Coisas” na Rádio Aliança 98,7FM entre 2018 e 2020. Hoje editora a Revista Entre Poetas & Poesias e o Suplemento Araçá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo