Notícias

Estudantes Niteroienses vencem Concurso de Poesia na França

Ciep 449 – Leonel de Moura Briola vencedor do projeto “SLAME TES ACCENTS”

O CIEP 449 Leonel de Moura Brizola, também conhecido como Instituto Brasil-França, localizado no bairro de Charitas em Niterói, está em festa. Em um projeto, que marca essa parceira cultural entre os dois países, a professora de francês Laetitia Pereira (francesa nata) conheceu Beatriz Barreto Felix, Juliana Menezes Martins, Manuella de Souza Santana e Rebeca Cecchetti F. Brito, todas com 17 anos e estudantes do 3º do Ensino Médio. E aí começa uma história de sucesso…

A escola, a única representante do país, venceu o Concurso “Slame tes accents”. Um projeto proposto pelo “Centre de la Francophonie des Amériques”. A poesia slam, conteúdo programático da escola, é uma competição de poesia falada que traz questões da atualidade para debate, tornando-se, além de um acontecimento poético, um movimento social, cultural e artístico no mundo todo, um novo fenômeno de poesia oral em que poetas da periferia abordam criticamente temas como racismo, violência, drogas, entre outros, despertando a plateia para a reflexão, tomada de consciência e atitude política em relação a esses temas.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2019-05-07-at-18.50.06-768x1024.jpeg

Professora de Francês e Pesquisadora do Consulado Francês, Laetitia Pereira

Segundo a professora Laetitia: “A ideia com essa participação, era de propor aos alunos do 3°ano do CIEP 449 um trabalho de escrita criativa, que valorizasse tantos os talentos artísticos quanto as competências linguísticas. O slame foi escrito em francês e só pelos alunos. A ideia do “Centre de la Francophonie des Ameriques” é também de valorizar a diversidade da francófonia e dos sotaques franceses. Por isso eles escolheram o nome “Slame tes accents””.

“Tivemos conhecimento do concurso através da professora de PVC ( Projeto de Vida e Cultura), Laetitia Pereira. O projeto é uma competição entre escolas de todo o mundo, que ensinam a língua francesa, contudo o projeto tem o intuito de fazer com que os alunos criem uma poesia baseada no slam que foi o tema abordado no primeiro bimestre com a própria professora de PVC” – concluíram as meninas vencedoras do concurso.

O projeto foi proposto e trabalhado em todas as turmas da 3°serie. Durante a aula foram feitas as músicas, depois houve uma votação, entre os alunos da turma, para classificar a poesia mais apta para participar do concurso em questão.

As estudantes vencedoras do concurso

Foi uma experiência inovadora, que a gente não imaginava uma repercussão tão elevada que ocorreu! Procuramos elevar o vocabulário e fazer uma poesia voltada para o âmbito social, levando o ouvinte a uma reflexão da qual achamos muito relevante” – relatam as estudantes.

Depois do envio do vídeo que participou do projeto internacional, a votação popular foi feita pelo site do projeto, e com ampla vantagem as estudantes niteroienses venceram o concurso.

“Não acreditei quando eu recebi o e-mail me avisando que a gente tinha vencido. Já que no encerramento dos votos, o Lycée San Carlos de Tarrazú do Costa Rica, que era nosso concorrente, tinha mais votações. Mas depois do processo de validação dos votos, a gente consegui validar mais votos. Eu sou muito feliz de esse resultado, porque toda a escola, os professores, a direção, os alunos, as famílias e amigos, ex-alunos foram envolvidos de perto o de longe nesse projeto e conseguimos. Essas crianças ficam estudando mais de 10 horas por dia na escola. Eles passam 2 horas no ônibus para chegar na escola às 7h e tanto para voltar em casa depois das 17h. Por isso, eu estou muito feliz que o meu grupo venceu porque elas merecem essa vitória. Foi muito trabalho, muito estresse nos 15 dias de votação (os votos foram abertos ao publico do 15 até 30 de abril). Conseguimos 13 049 votos bem mais do que eu imaginava” – disse a professora Laetitia Pereira.

“Foi extremamente gratificante, haja vista o esforço feito por todos os familiares, docentes, e alunos da nossa instituição de ensino” – concluíram as meninas.

E quando questionadas se gostariam de continuar participando de projetos como estes, elas responderam: “Sim, porque achamos de extrema importância , tanto para reconhecimento para o ensino público do país, tanto para crescimento pessoal e profissional”.

Uma vitória e tanto, não só para o ensino público niteroiense, mas para o Brasil. Resultado como este mostra que a cultura e a educação necessitam andar de braços dados. Parabéns ao CIPE 449, a equipe diretiva, a professora e as alunas por apostarem no projeto e por vencerem.

Caso queira assistir o vídeo vencedor, basta clicar no link abaixo:

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo