Elias Antunes

IGREJA E PÁSSAROS

IGREJA E PÁSSAROS

 

Por Elias Antunes

 

Neste desenho de Wesley Marcos Dias (artista múltiplo: poeta, artista plástico, artesão, ator, escritor, diretor e professor) há toda a força da poesia traduzida em imagens: a dureza do concreto das igrejas, os detalhes dos vitrais e, ao fundo, marcando o ponto de perspectiva: árvores, montanhas e pássaros.

Converge para várias interpretações: pode-se dizer da dureza da fé, de seguir o caminho estreito, de todo o peso histórico da religião, comparado com a beleza e leveza da natureza, com o voo dos pássaros.

Reparem que a figura humana (possivelmente um poeta) ao mesmo tempo que dá as costas às tradições, está escorado nelas, amparado pela fé. Numa atitude de descontração, volta-se para a liberdade, as árvores e os pássaros.

Obra belíssima e profunda. Quando dizem que “uma imagem vale por mil palavras” nada mais justo do que calçar esse trabalho como se uma luva.

 

Fonte da imagem: Foto do autor.

Mostrar mais

Elias Antunes

Filho de um dos trabalhadores pioneiros que construíram Brasília, Elias Antunes nasceu em Goiânia, em 1964. Trabalhou como servente de pedreiro, vendedor ambulante, contínuo. Depois, entrou na Secretaria de Segurança de Goiás, por concurso. Bacharel em Direito, UCG, Mestrado (incompleto) em Teoria Literária, UnB. Em 1993, por concurso, entrou no Tribunal de Justiça do DF, passando a morar no Distrito Federal. Concomitantemente, foi professor do ensino médio e universitário de História da Filosofia, de Redação, de Direito e Legislação e de Teoria Literária. Seu livro de poemas “Chamados da Chuva e da Memória” ganhou o prêmio da Funarte de Criação Literária e o prêmio “il convívio”, na Itália (1º lugar). Seu romance “Suposta biografia do poeta da morte”, ganhou os prêmios: Hugo de Carvalho Ramos, 2008 (1º lugar), Prêmio Jabuti, 2011 (finalista), prêmio “il convívio”, na Itália (1º lugar). Tem 20 livros publicados e ganhou mais de 300 (trezentos) prêmios. Participa de mais de 100 antologias e obras coletivas no Brasil e no exterior. Cocriador das revistas O artesão, Rotina, Flor & sol e Linhas & Letras e dos jornais Tempoesia, Jornal de Poesia e Artefatos. Tem poemas traduzidos para os idiomas: espanhol, francês, inglês, esperanto, galego, romeno, italiano, catalão, alemão, sueco, russo e hindi. Com publicações nos países: Rússia, Itália, Argentina, Portugal, França, Estados Unidos, Espanha, Romênia, México, Suécia, Vietnã, Índia e Venezuela.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo