Marcos Pereira

CULTUARE, SENTENTIA DE VITA – – CULTURA, UMA EXPRESSÃO DE VIDA.

A palavra cultura vem do latim Culturae, que significa “ação de tratar” ou cultivar a mente e os conhecimentos, onde podemos deduzir que a Cultura é o conjunto de hábitos e manifestações sociais, intelectuais e artísticas, que caracteriza uma sociedade. Dito isso, podemos expressar que a sociedade está para a Cultura assim como a Cultura está para sociedade e é com esse sentimento, que chamo atenção para a gravíssima situação da Cultura em nosso país, pois a Cultura é a forma de liberdade e pura expressão do quem sou eu e onde vivo.

Inúmeros projetos sociais que divulgam todos estes movimentos estão se deteriorando com a falta de patrocínio e interesse cultural, ocasionado à perda ou até mesmo a interrupção de grandes talentos.

Muitos deles como saraus, poesias, musicais, museus entre outros, estão perdendo os seus celeiros e consequentemente a multiplicação da criatividade que possuímos. Fato relevante para novas expressões culturais.

Quando falamos de Cultura, estamos falando de conhecimento, de liberdade, de criatividade e acima de tudo, do nível intelectual de um povo e o nosso, vem se escasseando cada vez mais.

Infelizmente, apesar de vasta, a Cultura brasileira é um símbolo de status para a elite, que indica o que deve ser consumido. Isso nos leva a refletir que este tipo de ação, pode ser resultado de um olhar equivocado quanto às molestas sociais.

O fato é que a Cultura é a representatividade de um povo e a valorização de sua história.

Exemplo disso são as festas juninas do nordeste. Que faz alusão às características socialmente herdadas e aprendidas que os indivíduos adquirem a partir de seu convívio social.  Cantada em verso e prosa ela evidencia a sua representação, seu estilo e tradições do local de pertencimento.

O Brasil por sua vez, é um país com extensão continental, possuindo inúmeras influências culturais que são a identidade do nosso território.

Quando falo de identidade, não estou me referindo ao Registro Geral, mas sim as tradições e influências culturais que carregamos por toda nossa vida.

Neste contexto, posso expressar que a Cultura é a construção identitária de cada indivíduo, pois ela está relacionada à nossa visão de mundo e como nos posicionamos em relação a ele. É por este motivo que a Cultura é a forma mais expressiva de tudo que vemos e vivemos. VIVA A CULTURA.  

Marcos Pereira

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: