Marcos Pereira

CULTUARE, SENTENTIA DE VITA – – CULTURA, UMA EXPRESSÃO DE VIDA.

A palavra cultura vem do latim Culturae, que significa “ação de tratar” ou cultivar a mente e os conhecimentos, onde podemos deduzir que a Cultura é o conjunto de hábitos e manifestações sociais, intelectuais e artísticas, que caracteriza uma sociedade. Dito isso, podemos expressar que a sociedade está para a Cultura assim como a Cultura está para sociedade e é com esse sentimento, que chamo atenção para a gravíssima situação da Cultura em nosso país, pois a Cultura é a forma de liberdade e pura expressão do quem sou eu e onde vivo.

Inúmeros projetos sociais que divulgam todos estes movimentos estão se deteriorando com a falta de patrocínio e interesse cultural, ocasionado à perda ou até mesmo a interrupção de grandes talentos.

Muitos deles como saraus, poesias, musicais, museus entre outros, estão perdendo os seus celeiros e consequentemente a multiplicação da criatividade que possuímos. Fato relevante para novas expressões culturais.

Quando falamos de Cultura, estamos falando de conhecimento, de liberdade, de criatividade e acima de tudo, do nível intelectual de um povo e o nosso, vem se escasseando cada vez mais.

Infelizmente, apesar de vasta, a Cultura brasileira é um símbolo de status para a elite, que indica o que deve ser consumido. Isso nos leva a refletir que este tipo de ação, pode ser resultado de um olhar equivocado quanto às molestas sociais.

O fato é que a Cultura é a representatividade de um povo e a valorização de sua história.

Exemplo disso são as festas juninas do nordeste. Que faz alusão às características socialmente herdadas e aprendidas que os indivíduos adquirem a partir de seu convívio social.  Cantada em verso e prosa ela evidencia a sua representação, seu estilo e tradições do local de pertencimento.

O Brasil por sua vez, é um país com extensão continental, possuindo inúmeras influências culturais que são a identidade do nosso território.

Quando falo de identidade, não estou me referindo ao Registro Geral, mas sim as tradições e influências culturais que carregamos por toda nossa vida.

Neste contexto, posso expressar que a Cultura é a construção identitária de cada indivíduo, pois ela está relacionada à nossa visão de mundo e como nos posicionamos em relação a ele. É por este motivo que a Cultura é a forma mais expressiva de tudo que vemos e vivemos. VIVA A CULTURA.  

Marcos Pereira

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo