Notícias

Cordelista radicado em São Gonçalo é homenageado no Ceará

No último dia 21, aconteceu o Sarau Cultural no Auditório da Prefeitura de Reriutaba, em homenagem ao poeta e escritor Ezequiel Alcântara. Nascido em Reriutaba – Ceará, e, hoje, mora no município de São Gonçalo – RJ. Além do público presente, bastante reduzido devido à pandemia, o evento contou com a participação do cantor, compositor e autor do Hino de Reriutaba Edvar di Castro, do Diretor da Companhia Teatral Caras e Bocas e escritor Leomário Muniz, de João Rodrigues, Benedito Martins, Edvan Ferreira (ambos poetas e professores), do Sr. Antônio Milton (cordelista), Gabriel Martins (poeta), Jesilene Soares e Francisco José (voz e violão), Daniel (teclado) e, é claro, Ezequiel Alcântara.

“A cultura de Reriutaba sempre é inspiradora, e quando nos reunimos para falar e expor nosso trabalho, um pequeno encontro se transforma em um grande momento. E não poderia ser diferente com o Sarau Cultural que aconteceu neste último dia 21 de outubro no auditório da prefeitura, com iniciativa do Professor e Cordelista João Rodrigues, para homenagear nosso Poeta Ezequiel que mora atualmente no RJ, mas está por aqui visitando os conterrâneos. Tivemos poemas, músicas, hino, livros, histórias motivadoras, reflexões apaixonantes e um público seleto por conta da pandemia, que não ficou pequeno porque também atingiu quem estava em casa, pois foi transmitido pelo Facebook ao vivo. Como Professor, Escritor e Dramaturgo Reriutabense, me sinto honrado por participar de momentos ricos como esses. Parabéns Reriutaba por ser berço de grandes personalidades e sinto orgulho de fazer parte dessa potência humano/social/cultural” – disse o escritor Leomário Muniz Passos.

Já para o coordenar do evento e cordelista, João Rodrigues: “O Sarau Cultural aconteceu em homenagem ao poeta Ezequiel Alcântara, filho de terras reriús. Idealizado por mim, João Rodrigues, e executado com a ajuda de vários poetas e artistas reriutabenses, o evento teve a participação de um público seletivo, devido à pandemia, mas muito rico em cultura. Durante o Sarau, foi cantado o hino da cidade pelo cantor, compositor e autor do hino, Edvar di Castro, e em seguida uma roda de entrevistas (entrevistador Leomário Muniz) com poetas convidados e declamações de poesias e música. Foi um momento emocionante, igual àquele em que o lavrador planta e ver a semente dando fruto. Assim foi ontem, quando vimos o “menino” Ezequiel no palco, declamando, cantando, feliz da vida, como se tivesse realizado um grande sonho”.

A organização do evento agradece a presença das professoras Eliana Ximenes, Edlaine Rodrigues e Daniele, assim como ao Leomário Muniz, Átilla, Cris Ribeiro e Lucas Ribeiro pela ajuda na organização, a todos os que se fizeram presentes e aos que assistiram pelas redes sociais. O evento foi organizado por João Rodrigues.

“Estou me sentindo honrado por todo o carinho e a homenagem que fizeram para mim nesse sarau cultural. Agradeço imensamente ao meu mestre e amigo João Rodrigues e a querida professora Cristiane Ribeiro, que se esforçaram sem medidas para realizar esse magnífico evento, com ajuda do professor e escritor Leomário Muniz. Também agradeço as pessoas que compareceram e tornaram essa noite do dia 21/10 em uma das noites mais memoráveis em minha vida. Nada melhor que uma noite cheia de poesia, música e bons sentimentos, sentir no peito emoções de tempos vividos e compartilhar com o público a evolução de um singelo poeta, visitando a terra natal e andando entre os seus. Fiquei (e ainda estou rs) muito feliz e emocionado em poder compartilhar experiências do meu fazer poético com as pessoas singulares do meu viver. Devido a pandemia, o número de pessoas foi restrito, para assim, evitar aglomerações. Mas conseguimos fazer uma bela transmissão ao vivo pelo Facebook (o vídeo continua salvo por lá para quem quiser assistir), que serviu de conexão para aqueles que não puderam comparecer, devido as distâncias e a pandemia, até mesmo muitas pessoas no Rio de Janeiro nos acompanharam neste evento, inclusive meu mestre em São Gonçalo, um tal de Zé Salvador, esteve marcando a sua presença virtualmente no nosso sarau. Não consigo palavras para expressar minha imensa gratidão e o meu orgulho, para com as pessoas que me fizeram evoluir como poeta, e comigo mesmo, um fruto frondoso da cidade de Reriutaba e de São Gonçalo” – conclui Ezequiel Alcântara, o homenageado da noite.

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo