Cristiane Sousa

Um novo começo

 

Um  novo começo

Na nossa vida , muitas vezes traçamos planos, e buscamos alcançá-los, enfrentado desafios, sendo perseverantes, acreditando que no momento certo a grande chance irá chegar.

Jady, viu a oportunidade da sua vida aparecer, depois de anos de preparação, enfim a espera acabou, é hora de um novo começo.

Mas, o que seria momento para comemoração, se transformou em angustia e medo. Jady sofria de ansiedade. Ao receber a notícia, da mudança de cargo, alguns gatilhos mentais foram disparados acelerando o pensamento, desestabilizando emocionalmente.

Jady então começou a conviver com um medo fora do comum. Ela pensava: Será que devo me ariscar? Será que vou conseguir? E seu eu desistir, o que irá acontecer?

Tais pensamentos, tiraram o sono de Jady, paralisaram   suas ações.  Diante desta situação, resolveu buscar ajuda, e quem sabe diminuir a angustia.

Havia um bom tempo, que ela não ia para terapia, a ansiedade estava controlada, porém com essa possível mudança, Jady não viu outra saída além de voltar as seções com a psicóloga.

Na primeira consulta, Jady abriu o coração, falou de todo medo inexplicável e da tristeza que sentia, era como se de repente um vazio enorme tomasse conta da sua mente. A psicóloga Dinorá, ouvia com atenção cada palavra, observou os gestos, os movimentos do corpo,  e assim que Jady terminou o desabafo, Dinorá lançou a seguinte pergunta:

_ O que te faz feliz?

 Jady, neste instante ficou imóvel, olhando para parede sem saber o que responder. E a psicóloga perguntou novamente:

_ O que te faz feliz?

Então Jady , respondeu: _ Eu não sei.

O medo de fracassar, a dificuldade em aceitar a mudança, o desafio de uma nova função, tiraram o brilho dos olhos de Jady.

Dinorá, então falou:

_ As dificuldades enfrentadas na sua vida, todas as respostas negativas que você recebeu, trouxeram esse medo, essa sensação de  não merecimento. Chegou o momento de tirar esse peso da sua vida, pense na sua caminhada, no quanto você lutou para alcançar essa oportunidade.

Jady encheu os olhos de lágrimas, e após respirar bem fundo, concordou com Dinorá.

As seções de terapia continuaram e aos poucos Jady conseguiu enfrentar seus medos. As crises de ansiedade ainda fazem parte do seu cotidiano, porém em menor intensidade.

Jady com a ajuda da psicóloga Dinorá, foi buscando estratégias de relaxamento, que contribuíram para o controle emocional.

Assim, Jady descobriu que a melhor maneira de acabar com o medo é enfrenta-lo, mas tendo consciência de que precisa de ajuda, e nesses momentos procurar um/a especialista é o melhor que se pode fazer.

Foto imagem:  Canva gratuito

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo