Fabio Rodrigo

Tucunam

Tucunam é um daqueles países extremamente pobres que vivem exclusivamente do setor agrícola. A renda per capita é bem reduzida e mais da metade da população vive abaixo da linha da pobreza. Além disso, as taxas de analfabetismo, de mortalidade infantil e de natalidade são altíssimas. No entanto, os números não são divulgados nos meios de comunicação. Na TV estatal, a principal rede de comunicação do país, os indicadores oficiais demonstram que o país está no caminho certo. Em seu último pronunciamento em rede nacional, o presidente demonstrou otimismo com a economia, pois, segundo ele, o país está crescendo e gerando empregos.

Tucunam está situado na América Central e sua população é de pouco mais de três milhões de habitantes. Seu povo, bastante hospitaleiro e alegre, contrasta com a extrema desigualdade social. A língua oficial é o francês, mas o Itaicai é a língua falada por todos nas ruas. O país se tornou independente há dez anos, após um conflito armado que durou 255 dias e que levou ao poder o General Almud Semeli. Ao instaurar um regime de exceção, adotou como única medida a aniquilação das forças contrárias ao governo. Em todas as ruas da capital, há outdoors espalhados com a imagem do ditador: o semblante sério e o punho fechado encostado ao peito.

Apesar dos resultados catastróficos, o time de basquete do país é o orgulho nacional. Em dia de jogo, é decretado feriado para que toda a população possa assistir à partida. No dia em que a seleção de Tucunam enfrentava a seleção das ilhas Guaidan, todos nas ruas estavam vestidos de laranja e azul, cores da bandeira do país. Vários telões foram espalhados pelas ruas da capital para que todos pudessem acompanhar mais um duelo. E justamente contra seu maior rival.

O jogo caminhava para o fim. Pelo placar elástico da partida já era possível perceber que a seleção de Tucunam acumularia mais uma grande derrota. Mesmo assim, todos estavam vidrados frente à TV comemorando cada ponto suado conquistado pela seleção local. Quando faltavam dois minutos para o encerramento do jogo, inesperadamente os sinais de transmissão da partida foram suspensos. A população, perplexa, não entendia a suspensão repentina da partida. Imediatamente após o corte do sinal de transmissão, imagens que representavam atos de heroísmo do povo Tucunam eram mostradas em todas as TVs espalhadas pelo país.

Mostrar mais

Fabio Rodrigo

Fábio Rodrigo é professor de Língua Portuguesa da secretaria de educação do estado do Rio de Janeiro e é doutorando em Língua Portuguesa pela UFRJ. Recentemente adquiriu o título de mestre em Estudos Linguísticos pela UERJ/FFP. Tem se dedicado a escrever crônicas que abordam temas do cotidiano e sua relação com a língua portuguesa e que são publicadas semanalmente no jornal Daki e no portal Entre Poetas e Poesias. Seu primeiro livro, Mixórdia e outras histórias, lançado pela editora Apologia Brasil, é uma coletânea de crônicas publicadas tanto no Daki quanto no portal. Suas crônicas, em sua maioria, são ambientadas no município de São Gonçalo, cidade em que o escritor nasceu e em que trabalha como professor. Como professor de Língua Portuguesa, Fábio Rodrigo procura aproximar o conteúdo das aulas de Português ao dia a dia, e seus textos são o resultado disso.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo