Michelle Carvalho

Desligar a humanidade ?

 

 

Queria não sentir

Adormecer

Entrar em transe

De forma indolor

 

Sem dores por empatia

Dores por perdas

Por amar

Por sofrer por si, pelo outro

Por impotência

Por medo

Por tanto

Ou por pouco…

 

O dilema de ser humano

É ter um coração que pulsa

Mesmo quando em meio ao colapso

Deseja estar impassível

Desligando a humanidade

Para frear o sofrimento…

(Michelle Carvalho)

 

Inúmeras vezes, ao sentirmos dores tamanhas desejaríamos não senti-las, apaga-las e deletar aquele episódio.

A dor do mundo, a dor do outro, a dor nas tragédias causadas pela natureza, pelo descaso, pela corrupção, pelo racismo ambiental, pela ganância dos que só pensam em si e prejudicam muitas vidas.

Dores por empatia, dores por perdas, por amar, por sofrer por si, pelo outro, por impotência, por medo, por tantos gritos ecoantes de dor, mesmo que inaudíveis, mas inundados de percepção por sermos humanos.

A humanidade enche-nos da sensibilidade de acolher o que vem do outro, seja repleto de amor ou de dor.

Em meio a avalanche dores que nos fazem sucumbir por dentro,  povoa nossos pensamentos o desejo de não sentir, não saber os limites, pensar apenas no prazer e deleite que são tão raros.

Parece que vemos ao nosso redor pessoas que tão facilmente desligam a ética, o medo, o senso de dirimir o certo e o errado social… Na verdade, vislumbro tantas inversões de valores, que olho meu interior e vasculho-me desnudada da “nova moralidade inventada” e do “novo certo e errado social”, no qual a ordem é “dar-se bem a qualquer custo” porque “o mundo é dos espertos” independente do que acontecerá com os outros.

Ser humano é ser racional, mas também emocional, temos sentimentos, direitos, deveres, empatia, amor real…

Sem isso fechamo-nos soterrados em evasões, desligamentos, desdobramentos que se tornam cada vez mais rotineiros, como um caminho para a facilidade, mas que pesa mais e mais quando a euforia se vai, a dor se aglutina e retorna cada vez maior em um emaranhado sem rédeas.

Com o tempo dentro deste looping perdemos paulatinamente as forças para seguir em frente sem as muletas viciosas que são utilizadas corriqueiramente, as muletas que nos desligam, fazem “sumir” os problemas, e junto com eles se vai o respeito às regras, chegando a realizar atitudes transgressoras.

Sempre sentiremos vontade de não viver os sentimentos ruins, é uma forma de proteção humana, assim como o medo, a dor… Isso é proteger-se, mas nem sempre é possível.

Você pode fugir de um lugar, de encontrar certas pessoas, mudar-se, desligar a humanidade através de inúmeros subterfúgios, mas nunca poderá fugir de si, de seus próprios medos, sentimentos e fantasmas, do que causou ao outro por suas atitudes ou omissões, pela corrupção ou por anuir com ela, pelo racismo social, ambiental ou por desdenhar a dor do outro… Em algum momento a conta chega – PARA TODOS – A dor não é só dos que perdem tudo em uma tragédia, mas também para a consciência de quem fica de braços cruzados antes e depois de tudo isso!

Cada um sabe onde seu calo dói e nem por isso deixa de usar sapatos ou de caminhar. Cuidamos das feridas, aguardamos o tempo da cicatrização, usamos chinelos, compramos sapatos novos, mas não deixamos de caminhar, mesmo ainda doloridos e com as marcas que os calos nos fazem. Todos temos que seguir em frente, o tempo de enfrentamento varia para cada um, mas temos a certeza de que para os que tem fé e anda com retidão, amor e fraternidade, a caminhada é mais aconchegante.

As dores são muitas, gritos ecoam silentes dentro de tantos e, por empatia, mesmo distantes, sentimo-nos impotentes, indignados, insuficientes, sucumbidos, mas não inúteis.

Não podemos fazer a dor cessar, não podemos voltar o tempo para evitar, mas podemos doar para acalentar o frio, a fome… Através de atos, seja no anonimato ou no olhar presencial, estejamos de mãos dadas em uma corrente de fé, esperança, oração, afeto e humanidade em qualquer momento difícil da vida!

 

Michelle Carvalho

e-mail: michellecarvalhoadvogada@yahoo.com.br

Instagram: @michelle_carvalho_escritora

Facebook: Michelle Carvalho Escritora

Youtube: Michelle Carvalho Escritora

Fonte da imagem destacada : https://pixabay.com/pt/photos/m%c3%a3os-coes%c3%a3o-junto-pessoas-apoio-2888625/

 

Mostrar mais

Michelle Carvalho

Biografia: Advogada, Escritora desde os 13 anos, com participação em inúmeras antologias literárias e premiações no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ganhadora do Premio Baixada de Literatura em 2014. Lançou 4 livros: “Furor Letárgico da Alma” (2009), “Versos de Princesa Prometida” (2015 – na 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro) e “Cindy Entre Patas e Reinos” (2018) e Cindy Entre Patas e Reinos 2 (2019 – 19ª Bienal Internacional do do Livro do Rio de Janeiro) , estes dois últimos projetos de leitura na Cidade das Artes/RJ, em várias escolas nacionais e internacionais. Além de diversas participações em projetos culturais literários em escolas com palestras motivacionais, intervenções literárias e poéticas em saraus, sendo o último deles o Programão Carioca da Rede Globo no ano de 2018, Participação na FLIM e FLISGO no ano de 2019, bem como posse na ACLAM – Academia de Ciências, Letras e Artes de Magé.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo