Ivone Rosa

SOBRE A ORLA

 

 

 

Estávamos, eu e minha filha, na zonal sul do Rio de Janeiro em um ponto de ônibus. Em frente ao mar, não me canso de apreciar aquele azul, próprio de nossas praias. Meu pensamento ultrapassava as belas ondas quando de repente vi uma situação que me deixou muito curiosa.

Algumas pessoas que caminhavam calmamente, passaram a andar com pressa olhando para trás. Segui os olhares assustados e constatei que um rapaz negro, magro e alto tentava se aproximar de alguém. A maioria desviava, e outros balançavam a cabeça negando algo que ele nem havia falado.

Na outra esquina, um guarda de trânsito fitava o tal moço, mas simultaneamente precisava cuidar do tráfego. Porém o pobre homem, claramente, não oferecia riscos. Andava devagar, observava os grandes prédios. Se ele quisesse fazer qualquer coisa errada, pelo tempo, já teria feito! – pensei. O seu rosto expressava cansaço, bem como um olhar tristonho.

Resolvi ir em sua direção, sob os protestos da minha mocinha, companheira de todas as horas. Quando estava bem perto, subitamente fui recebida com um largo sorriso junto da fala sonora:

Bon après-midi, pouvez-vous m’aider s’il vous plaît?

Senti um gelo na barriga e um enorme constrangimento pela ignorância do idioma europeu. Sem resposta ele continuou :

Parles-tu français?

Naquele exato momento quem precisava de socorro, era eu ! Não conseguia pensar numa solução. Senti um grande pânico porque ele continuava com as perguntas que me atropelavam e muito nervosa o interrompi :

  • Stop !- disse em voz alta.

O homem me olhou com espanto, e minha filha me censurou :

  • Que isso, mãe ?!
  • Celular ? Quer ligar para alguém ? Phone number ?- indaguei retirando o celular da bolsa.
  • Oui merci ! -respondeu sorrindo

Após quase dois minutos de ligação ele me passou o telefone aberto,  uma senhora conversou comigo esclarescendo o ocorrido. Houve um desencontro com esse importante pintor senegalês, ele havia perdido o celular e precisava chegar à galeria de Arte que estava bem pertinho.Ela me agradeceu muito. Levei o artista ao local e fomos recebidos sob aplausos.

 

Ivone Rosa

Instagram: @profaivonerosa

Ref. imagem:/search?q=praia+do+arpoador+pixabay&tbm=isch&ved=2ahU

 

Etiquetas
Mostrar mais

Ivone Rosa

Professora de Literatura & Produção Textual Pós- Graduada em Gestão Educacional Roteirista formada pela Academia Internacional de Cinema-AIC/RJ Poetisa, cronista e contista 1º lugar - melhor intérprete Concurso Poesia SESC Niterói/RJ Menção Honrosa -Concurso Poesia -Duque de Caxias /RJ Participações: Antologia Diário da Poesia, Biografia Jornalista Jota Sobrinho, Diário em Poemas, Almas em prosa e verso, Coletânea Diários Escritos. Participações nos Fanzines: Poezine[Lit.na Varanda] e SerMentes - Sec.Educ.Niterói/RJ Palestrante Escola Pública sobre a Resistência da Mulher

Artigos relacionados

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: