Marcos Pereira

RIO DE JANEIRO, UM ESTADO FALIDO EM TODOS OS ÂMBITOS.

Através das lentes dos óculos escuro, seja de grau ou não, o carioca deslumbra sentado à ruína de sua cidade.

Conhecida pelas suas montanhas, cachoeiras, floresta urbana e pela sua linda praia chamada Copacabana, que tem origem quéchua e significa “olhando o lago”, o Rio de Janeiro é uma cidade paradisíaca e que sempre deteve as atenções desse imenso país chamado Brasil ou porque não dizer do mundo todo.

Cidade abençoada pelo Cristo Redentor que de braços abertos recepciona todos que aqui chegam e se propõem a morar, se diverti, à turistar e sonhar.

Hoje, infelizmente o carioca vive para ver cenas de violência e de desumanidade, que rodam as manchetes dos jornais do mundo inteiro.

Com esta decadência, passamos a ficar conhecidos como a cidade dos corruptos, da insegurança, do vandalismo e da ausência de dignidade pela vida humana. Um cotidiano drástico.

Afundada em dívidas pela ausência de governabilidade, o Rio de Janeiro já foi considerado a grande capital da América do Sul ou até mesmo a babel do mundo, mas infelizmente, esta cidade que sabe fazer festa como ninguém, está à deriva. Seu povo, altamente cordial, amigo e hospedeiro, vive acuado e à mercê da corrupção gerada nos altos escalões políticos.

Um estado que deixa na história, a pior trajetória existente nos poderes que foram eleitos para defender o povo. Deputados Estaduais presos, pré-candidato à prefeitura preso, governadores processados e com impeachment decretado, o que evidencia ao carioca o total abandono que ele se encontra.

Todo este descaso, se reflete no próprio pensamento do povo, pois imaginariamente, o Rio de Janeiro é dividido, onde o subúrbio que sempre foi à engrenagem de contribuição de uma economia que preservava o status de cidade Maravilhosa, vem sofrendo com o grande abandono de políticas públicas.

Privilegiada na sua geografia, o Rio de Janeiro é e sempre será uma cidade fantástica, linda, festeira e abençoada, mas perdida no ato de eleger seus governantes.

Triste, mas infelizmente necessário para que cada cidadão carioca tome consciência de que ser carioca, é mais do que um estado de espírito, é mais do que se deixar dividir entre zona sul e zona norte.

Ser carioca, é dizermos para nos mesmos que somos únicos, é mostrar a esses governantes, que temos orgulho de sermos cariocas, pois enquanto não exercermos a nossa cidadania, eles, governantes inescrupulosos, farão de nós cariocas apenas uma imagem fictícia de nós mesmos.

Marcos Pereira

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo