VOCÊ ESCRITOR!

Você, Escritor! – Texto: “Aprendendo com os Ipês” – Naty Brasil

–Você Escritor!: “Coluna destinada a publicação de textos de escritores acima de 18 anos. Se você é poeta, escritor, trovador, mestrando, doutorando e quiser ter seus textos publicados aqui no portal, basta enviar para: [email protected] (por favor, colocar as devidas identificações)”.

APRENDENDO COM OS IPÊS
Naty Brasil

Desde que comecei meu novo trabalho em São João das Duas pontes, tenho aprendido com a natureza, sobretudo com os Ipês, afinal o caminho até lá é repleto deles. Passei pela temporada do amarelo, rosa e roxo. Comento sempre com minha amiga, a qual faz o trajeto comigo que ouvi falar que as cores davam em árvores diferentes, e ainda que quando não era temporada daquela determinada cor, a árvore correspondente a ela secava por inteira e assim permanecia até a vez de sua cor florescer novamente. Bem como, também já ouvi falar sobre serem todas as cores na mesma árvore, contudo alternando de acordo com cada estação. Até chegamos a combinar sobre pesquisar o que acabamos não fazendo nessa correria do cotidiano. Portanto, decidi na primeira oportunidade, entender pela observação.

Costumo vir com certa frequência em Votuporanga e, por vir de ônibus tenho que esperar os demais pacientes acabarem suas consultas para poder ir embora. Aproveito esse tempo para andar, pois sou apaixonada por essa cidade na qual estudei e fiz amigos pra vida, porém que no meio de semana estão em seus trabalhos. O fato é que em uma dessas caminhadas no mês de julho, descobri uma pracinha repleta de Ipês na temporada da cor rosa. A visão me chamou a atenção de longe: radiante! Desde então, sempre que preciso aguardar, venho sentar aqui para apreciá-la. Por isso, hoje, em novembro, tive a ideia de vim constatar como eles estariam: secos ou de outra cor? E adivinhem? Não deve ser novidade pra ninguém, mas para mim dessa geração que quase não tem tempo para observar isso, é demais! Está normal. Árvores comuns, sem as flores, no entanto, não menos esbeltas, exuberantes, e que garantem uma sombra deliciosa da qual estou desfrutando enquanto escrevo esse textinho para vocês. Secaram apenas as flores, e mesmo assim, somente temporariamente para voltarem ainda mais belas. A árvore permanece formosa e radiante. O que eu quero dizer com tudo isso? Quero dizer que do mesmo modo são as nossas vidas: como os Ipês, cada um de nós, têm sua vez de florir. E, Deus na sua infinita bondade não precisa que ninguém seque na época do outro revelar suas cores. Porque Ele é perfeito, ama todos seus filhos igualmente e jamais seria capaz de excluir ou privar nenhum deles desse processo lindo, por isso apenas divide-os em períodos diferentes, inclusive respeitando o tempo de preparo de cada um. Vamos contextualizar isso?

Meu ano florido pode ser o ano no qual me formo e, finalmente pego o meu diploma tão sonhado. Nesses casos, alguém que não me acompanhava antes e não viu a minha fase comum (enquanto estudava para chegar lá, por exemplo) pode sentir-se injustiçado pensando que a colheita das belas flores coloridas só chegou até a minha vida. E vice-versa. Mas, não faz sentido ser assim. Até porque, nós seres humanos podemos ser falhos, mas Deus nunca foi e provou isso mesmo não precisando provar nada para ninguém, durante toda história da humanidade, enquanto se sacrificava por todos. Ele é tão justo que respeita nosso tempo e personalidades distintas e, apenas por isso as histórias não são iguais, bem como as cores e as épocas para cada um. É tão divino que até o preparo para florir é uma fase maravilhosa, inclusive Ele sabia que seria a de maior duração.

Quando saem as flores é apenas mais uma fase de colheita, destaque, motivação e mérito para nos sentirmos fortalecidos e preparados por mais um longo tempo até florirmos novamente, enquanto assistimos com prazer nossos amigos florindo de cores diferentes das nossas! O que torna tudo tão mais colorido, e assim tudo faz sentido, afinal de contas eu preciso da sua cor, e mais do que isso: eu quero te ajudar a florir se assim você concordar, pois admito que preciso de você com suas flores e cores!

Precisamos um dos outros. Nunca foi questão de disputa, mas sim desse contraste que é o resultado exato do fato de cada um estar numa fase, de cada um ser de uma cor e de cada um florir em uma época diferente!

__________________________________________________
Gostou? Então, siga e compartilhe nossas redes sociais.

Instagram: @revistaentrepoetas
Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: