Ivone Rosa

[SER] MENTE

Não poderia imaginar que trinta anos mais tarde, eu estaria vivendo a mesma experiência relatada pelo escritor Fernando Sabino

Não poderia imaginar que trinta anos mais tarde, eu estaria vivendo a mesma experiência relatada pelo escritor Fernando Sabino. Em sua crônica, ele contou a angústia de assistir um cajueiro crescer num pequenino vaso junto a uma violeta!

Também aconteceu comigo. Fiz uma visita a uma velha amiga no período das férias no ano passado. A mesa do lanche estava decorada com frutas naturais. Saboreei uma ameixa bem madura e “carnuda”. Ainda me lembro do gosto suculento azedinho-doce daquela fruta.

Eu e minha amiga estávamos, numa conversa muito agradável quando fomos surpreendidas pela chegada do namorado dela. Como não o conhecia, fiquei constrangida em sair da sala a procura de uma lixeira. Imediatamente pensei: Como apertar a mão com um caroço de ameixa? Rapidamente enterrei o caroço no vasinho de uma planta denominada avenca, que estava próxima.

Após as apresentações, engatamos em um bate-papo muito interessante acerca de leituras de infância. A hora passou, fui embora e não desfiz o meu embaraço.

No dia seguinte, fui à feira e diante da banca de frutas lembrei do ocorrido na noite anterior. Prontamente liguei para casa dela. Não estava. Sem jeito, deixei um recado de que precisava falar com ela.

Ela não queria falar com ninguém, pois havia rompido o namoro e estava muito mal. Respeitosamente, aguardei que ela me procurasse. Demorou bastante. Depois de alguns meses, eu a encontrei na rua por acaso. Estava visivelmente abatida, não queria que continuasse daquele jeito. Convidei-a para um café em Centro Comercial. Assim que o café foi servido, resolvi contar sobre o caroço da ameixa. Dei mil voltas, fiz um teatro verbal relembrando a cena. Nunca a vi rindo tanto e em meio às gargalhadas ela falou que estava estranhando a avenca criar um fino tronco e as folhas verdes mais escuras…neste momento e ex-namorado aproximou-se da nossa mesa e queria saber o motivo de tantos risos.

Percebi que era o momento de sair de cena. O que foi bastante providencial. Eles reataram o namoro e estão juntos até hoje!

 

Ivone Rosa

Mostrar mais

Ivone Rosa

Professora de Literatura & Produção Textual Pós- Graduada em Gestão Educacional Roteirista formada pela Academia Internacional de Cinema-AIC/RJ Poetisa, cronista e contista 1º lugar - melhor intérprete Concurso Poesia SESC Niterói/RJ Menção Honrosa -Concurso Poesia -Duque de Caxias /RJ Participações: Antologia Diário da Poesia, Biografia Jornalista Jota Sobrinho, Diário em Poemas, Almas em prosa e verso, Coletânea Diários Escritos. Participações nos Fanzines: Poezine[Lit.na Varanda] e SerMentes - Sec.Educ.Niterói/RJ Palestrante Escola Pública sobre a Resistência da Mulher

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo