Desabafos & DiscussõesLuiza Moura

Mais leitor, por favor!

Criteriosamente os livros nos trazem uma grande diversidade de saberes e sabedorias. Ao consultar diferentes livros, de diferentes autores, é possível perceber o quanto a leitura pode ser vasta, portadora de contrastes linguísticos e quesitos específicos, os quais nos repassam crenças, mitos, ciência, diversão, arte e tudo mais que possa ser produzido numa mente humana. A leitura nos proporcionar sentimentos e sentidos que podem revelar como é tornar-se imponente, decisivo, desbravador, sem exposição direta aos riscos destes eventos, assim como conviver com perdas e enfrentamentos.

Tão firmemente, o ato de ler se mostra cada dia mais necessário, pois ler e praticar a leitura são tecer a liberdade. É sentir-se livre para explorar os terrenos que te interessam e as mentes que te fascina. É quebrar as algemas da insegurança e do medo. Dentro dessa ótica, o educador Paulo Freire descreveu outrora que o analfabetismo era uma castração dos homens e das mulheres, uma proibição que a sociedade organizada impunha às classes populares.

Sendo também o leitor o ser que interpreta e imagina, quando se ler, sonhar transforma-se numa saída esplendorosa, repleta de aventuras e acontecimentos. Ou seja, ler e sonhar se confundem para quem ama a leitura. Portanto caros leitores, enquanto nação com 11 milhões de analfabetos seguimos castrando cidadãos, leitores, escritores, seres livres e libertos, a confundir sonhos e escritos.

(Esse texto é de Márcio Batista, jovem escritor baiano. Instagram: @marciobatista03)

Participe também dessa coluna! Envie o seu texto (de desabafo ou reflexão) para o email lmsn_91@hotmail.com ou entre em contato pelo instagram @luiza.moura.ef. A sua voz precisa ser ouvida! Juntos temos mais força! Um grande abraço e sintam-se desde já acolhidos!

Luiza Moura.

Mostrar mais

Luiza Moura

Luiza Moura de Souza Azevedo é de Feira de Santana. Enfermeira. Psicanalista e Hipnoterapeuta. Perita Judicial. Mestre em Psicologia e Intervenções em Saúde. Doutora Honoris Causa em Educação. PhD em Saúde Mental - Honoris Causa - IIBMRT - UDSLA (USA); Doutora Honoris Causa em Literatura pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. Possui MBA em gestão de Pessoas e Liderança. Sexóloga; Especialista em Terapia de Casal: Abordagem Psicanalítica. Especialista em Saúde Pública. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Especialista em Perícias Forenses. Especialista em Enfermagem Forense. Compositora e Produtora Fonográfica. Com cursos de Francês e Inglês avançados e Espanhol intermediário. Imortal da Academia de Letras do Brasil/Suíça. Acadêmica do Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires. Membro da Luminescence- Academia Francesa de Artes, letras e Cultura. Membro da Literarte- Associação Internacional de Escritores e Artistas. Publicou os livros: “A pequena Flor-de-Lis, o Beija-flor e o imenso amarElo” e "A Arte de Amar. Instagram: @luiza.moura.ef

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo