Desabafos & DiscussõesLuiza Moura

Mais leitor, por favor!

Criteriosamente os livros nos trazem uma grande diversidade de saberes e sabedorias. Ao consultar diferentes livros, de diferentes autores, é possível perceber o quanto a leitura pode ser vasta, portadora de contrastes linguísticos e quesitos específicos, os quais nos repassam crenças, mitos, ciência, diversão, arte e tudo mais que possa ser produzido numa mente humana. A leitura nos proporcionar sentimentos e sentidos que podem revelar como é tornar-se imponente, decisivo, desbravador, sem exposição direta aos riscos destes eventos, assim como conviver com perdas e enfrentamentos.

Tão firmemente, o ato de ler se mostra cada dia mais necessário, pois ler e praticar a leitura são tecer a liberdade. É sentir-se livre para explorar os terrenos que te interessam e as mentes que te fascina. É quebrar as algemas da insegurança e do medo. Dentro dessa ótica, o educador Paulo Freire descreveu outrora que o analfabetismo era uma castração dos homens e das mulheres, uma proibição que a sociedade organizada impunha às classes populares.

Sendo também o leitor o ser que interpreta e imagina, quando se ler, sonhar transforma-se numa saída esplendorosa, repleta de aventuras e acontecimentos. Ou seja, ler e sonhar se confundem para quem ama a leitura. Portanto caros leitores, enquanto nação com 11 milhões de analfabetos seguimos castrando cidadãos, leitores, escritores, seres livres e libertos, a confundir sonhos e escritos.

(Esse texto é de Márcio Batista, jovem escritor baiano. Instagram: @marciobatista03)

Participe também dessa coluna! Envie o seu texto (de desabafo ou reflexão) para o email lmsn_91@hotmail.com ou entre em contato pelo instagram @luiza.moura.ef. A sua voz precisa ser ouvida! Juntos temos mais força! Um grande abraço e sintam-se desde já acolhidos!

Luiza Moura.

Mostrar mais

Luiza Moura

Luiza Moura de Souza Azevedo é Natural de Feira de Santana- BA, Enfermeira, Especialista em Saúde Pública. Psicanalista e Hipnoterapeuta. Mestranda em Psicologia e Intervenções em Saúde. Compositora e Produtora Fonográfica. Com cursos de Francês e Inglês avançados e Espanhol intermediário. Imortal da Academia de Letras do Brasil/Suíça. Acadêmica do Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires. Membro da Luminescence- Academia Francesa de Artes, letras e Cultura. Membro da Literarte- Associação Internacional de Escritores e Artistas. Doutora Honoris Causa em Literatura pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. Publicou o livro: “A pequena Flor-de-Lis, o Beija-flor e o imenso amarElo”. Instagram: @luiza.moura.ef

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: