Ivone Rosa

A DIFERENÇA DO TOM

Era fim de tarde, eu saí de casa rumo a Niterói. Peguei um grande engarrafamento a partir da avenida do Contorno, o tráfego melhorou um pouquinho após a subida da Ponte Rio/Niterói e naquela lentidão dos carros, comecei a observar as pessoas que desistiam de aguardar e desciam da condução para ir a pé e correndo…outros discutiam com agressões verbais e gestos indecentes de um automóvel para outro. Uma visão nada agradável!

Neste momento lembrei-me de contemplar as árvores plantadas logo abaixo dos viadutos, são tantas, muitas de diferentes espécies! Algumas frutíferas, inclusive com jamelões maduros e tingindo a relva pisoteada com frequência. Outras são florais, também de espécies distintas, pois é muito fácil perceber a diferença através das folhas, da estrutura dos troncos. Existem aquelas que são robustas e seus galhos crescem tanto ao ponto de ultrapassar a rede elétrica, embora sejam podadas raramente, elas crescem o dobro, como quisessem desafiar o vento. Há algumas que seu caule é muito fininho com galhos mais magros ainda! Estas aproveitam por serem menores e abusam da sombra formada pelas copas das maiores.

Observei também que mais afrente tinha uma quebrada, porém seu tronco não se partiu de todo e ela mesmo debruçada ao solo, sentido dor, continuava a florescer! Da mesma maneira, que pela falta de espaço, um grupo de outras magrinhas cresciam tortas! Completamente retorcidas entre as robustas, disputavam seu lugar ao Sol.…não menos bonitas, apenas com um verde diferente!

Assim, com meu olhar bucólico, comprovei bem de perto que existem vários tons … essa diferença é que torna a natureza tão linda! Assim como as pessoas são: diferentes! Muitas parecem frágeis, mas desconhecem sua força!

 O engarrafamento acabou. Cheguei ao ponto final.

Ivone Rosa

Mostrar mais

Ivone Rosa

Professora de Literatura & Produção Textual Pós- Graduada em Gestão Educacional Roteirista formada pela Academia Internacional de Cinema-AIC/RJ Poetisa, cronista e contista 1º lugar - melhor intérprete Concurso Poesia SESC Niterói/RJ Menção Honrosa -Concurso Poesia -Duque de Caxias /RJ Participações: Antologia Diário da Poesia, Biografia Jornalista Jota Sobrinho, Diário em Poemas, Almas em prosa e verso, Coletânea Diários Escritos. Participações nos Fanzines: Poezine[Lit.na Varanda] e SerMentes - Sec.Educ.Niterói/RJ Palestrante Escola Pública sobre a Resistência da Mulher

Artigos relacionados

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: