ENTREVISTAS

Entrevista: Conheça a Influencer Literária Elaine França

A Revista Entre Poetas & Poesias está realizando uma série de entrevistas com influencers literários, que desenvolvem trabalhos de incentivo à leitura no Instagram.

A entrevista de hoje é com a Influencer Literária Elaine França, dona da página Leituras Fascinantes.

Imperdível!

1.Apresente-se

Meu nome é Elaine França, tenho 30 anos, sou casada e moro em Apucarana – interior do Paraná. Gosto de ler desde criança e os livros sempre tiveram um espaço muito especial em minha vida.

2.Você desenvolve um trabalho de incentivo à leitura no Instagram. Como e quando você decidiu iniciar este projeto?

O projeto nasceu da necessidade de falar sobre os livros que lia. Como muitas pessoas ao meu redor não lêem com a mesma devoção, ficava sem ninguém para conversar. O instagram literário apareceu como uma solução para isso. Com o tempo o hobby se tornou de fato um projeto, um projeto de incentivo à leitura.

3.Quem foi sua maior influência na área Literária?

Meu amor pelos livros começou quando criança, como mencionei, e foi através dos livros da série “O cachorrinho samba” da Maria José Dupré. Em casa, tínhamos 2 volumes e eles pertenceram ao meu irmão mais velho que, infelizmente faleceu quando eu era bebê, então não tive a chance de conhecê-lo de fato mas foi sim através dos livros dele que comecei a ler e reli aqueles 2 volumes inúmeras vezes quando menina. Gosto de pensar que foi por causa dele que me apaixonei pelos livros.

4.Você cria algum roteiro ou planeja a criação do conteúdo de sua página? Ou as postagens vão de acordo com o que está lendo?

Planejo para a semana. Não gosto de planejar para períodos maiores pois acho interessante deixar atualizado com as minhas últimas leituras.

5.Como você pensa na criação de lives ou stories? O que tem mais alcance a postagem ou o audiovisual?

Faço a utilização da ferramenta Stories para conversas mais descontraídas e para me manter perto dos seguidores e amigos. Lives ainda não testei mas pretendo fazer isso em breve. No meu instagram, o alcance maior é de postagens.

6. Se você tivesse que indicar três livros, quais seriam? Por quê?

Se tivesse que indicar sem saber nada sobre o leitor, indicaria: “O sol é para todos” de Harper Lee; “O diário de Anne Frank” de Anne Frank e a trilogia “Senhor dos anéis” de Tolkien. Tenho um apreço imenso por esses livros e acredito que todos deveriam ler.

7.Quem é seu maior público? E o que sente quando alguém elogia seu trabalho?

Meu maior público são mulheres jovens (a maioria na faixa etária de 18 a 34 anos). Quando recebo um elogio me sinto motivada pois sei que se toquei uma pessoa que seja, meu trabalho já valeu pena.

8. Geralmente quem lê acaba escrevendo bem. Você já se aventurou como escritora? Se sim, em qual gênero? Se não, pensa em fazer isso no futuro?

Gosto de escrever poesias e tenho em mente algumas ideias para um romance, basta a coragem para passá-las para o papel e transformar em uma história de verdade.

9.Como você vê o hábito de leitura do brasileiro?

Em sua maioria os brasileiros lêem pouco ou não lêem. Infelizmente muitos enxergaram os livros como algo chato na escola. Faltaram-lhes o livro certo para mostrar que estão totalmente errados.

10.As pessoas pedem indicação de qual tipo de literatura? E os autores brasileiros, sobressaem aos estrangeiros?

Os pedidos de indicação que se sobressaem são os de terror/horror, principalmente os do escritor Stephen King. Acredito que seja porque muitas pessoas têm curiosidade de conhecer mas também certo receio de sentir medo das histórias. Conhecia a literatura brasileira mais pelos clássicos mas ultimamente tenho lido contemporâneos também e posso dizer que há escritores brasileiros muito bons e que precisam ser conhecidos.

11. Contatos e planos para o futuro.

Instagram: @leiturasfascinantes

E-mail: [email protected]

Os planos são simples: continuar espalhando o amor pelos livros por aí e saber que enquanto nós nos preocuparmos em fazer isso, as histórias nunca morrerão.

Um abraço e agradeço imensamente o convite.

Mostrar mais

Renato Cardoso

Renato Cardoso é casado com Daniele Dantas Cardoso. Pai de duas lindas meninas, Helena Dantas Cardoso e Ana Dantas Cardoso. Começou a escrever em 2004, quando mostrou seus textos no antigo Orkut. Em 2008, lançou o primeiro volume de “Devaneios d’um Poeta” e em 2022, o volume II com o subtítulo "O Rosto do Poeta". Graduado em Letras pela UERJ FFP e graduando em História pela Uninter. Atua como professor desde 2006 na rede privada. Leciona Língua Inglesa, Literatura, Produção Textual e História em diversas escolas particulares e em diversos segmentos no município de São Gonçalo. Coordenou, de 2009 a 2019, o projeto cultural Diário da Poesia, no qual também foi idealizador. Editorou o Jornal Diário da Poesia de 2015 a 2019 e o Portal Diário da Poesia em 2019. É autor e editor de diversos livros de poesias e crônicas, tendo participado de diversas antologias. Apresenta saraus itinerantes em escolas das redes pública e privada, assim como em universidades e centros culturais. Produziu e apresentou o programa “Arte, Cultura & Outras Coisas” na Rádio Aliança 98,7FM entre 2018 e 2020. Hoje editora a Revista Entre Poetas & Poesias e o Suplemento Araçá.

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: