Notícias

Cambada III reforça o compromisso

O livro pode ser adquirido com o autor pelo WhatsApp (21) 98571-9114 ou pelo Insta: @Cambada123

Abrir um livro de crônicas é quase sempre estar disposto a certas surpresas que vão muito além da diversidade de enredo que o gênero pode oferecer. Com o livro Cambada III, de Erick Bernardes, não é diferente, pois nele a história e a ficção se mesclam tão harmonicamente a ponto do leitor dirigir ao autor a famosa frase interrogativa: essa história foi mesmo verdade?

Trata-se de uma obra compromissada com o projeto de reforçar os laços de pertencimento do cidadão gonçalense com a sua cidade. Mas não só isso, fundamentado na prática docente, a ideia de explorar narrativas de base oral, em linguagem fluida, misturadas a depoimentos e documentos, se mostra bastante pertinente a quem se encontra já cansado de textos arquitetados sobre os excessos academicistas que saturam o leitor com termos e nomenclaturas de difícil compreensão.

O volume Cambada III, na cor branca, é o terceiro livro da série e segue a mesma linha de composição do Cambada I (na cor vemelha) e o Cambada II (na cor azul). Publicado sob o selo da Editora Apologia Brasil, a obra reafirma assim a identidade do cidadão papa-goiabas interessado em ler coisas boas sobre a sua localidade. Há histórias acerca dos ciganos do bairro São Miguel, sobre a construção de partes do Cristo Redentor no bairro Barro Vermelho e do cemitério israelita localizado em Vila Iara.

A Revista Entre Poetas e Poesias perguntou ao escritor e professor Erick Bernardes: o que o leitor interessado nas suas crônicas pode encontrar?

_ Bem, escrevi o branquinho (conforme carinhosamente apelidei o terceiro livro) como se eu estivesse no lugar do leitor. Se eu gosto de aprender história, geografia, biologia, língua portuguesa, dentre outros, de forma prazerosa, por meio de textos divertidos, penso que quem o lê também quer livros assim.

O que mais você pode antecipar pra nós?

_ Posso afirmar que busquei continuar a pesquisa de campo no intuito de coletar narrativas de vida e até lendas sobre os bairros. São personagens da vida real que se misturam a causos e contações de histórias e dão esse aspecto informal, como se os narradores conversassem com o leitor numa tarde cotidiana, sentados sobre a calçada, papeando descompromissadamente. Se o “branquinho” cair no gosto dos leitores, tal como aconteceu com o de capa vermelha e o azul, ficarei bastante satisfeito. Professores de SG já encomendaram uma boa tiragem, vão trabalhar com os alunos da rede municipal as histórias contidas no livro. Isso me traz alegria, devo essa repercussão aos meus leitores e divido o sucesso com eles.

Obrigado, professor Erick, a Revista Entre Poetas e Poesias agradece.

*O Cambada III já pode ser adquirido na Livraria Ler é Arte, pelo tel. (21) 2088-7322 , pela Editora Apologia Brasil (21) 97124-4527 e também diretamente com o autor (21) 98571-9114 ou @Cambada123.

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: