Desabafos & DiscussõesLuiza Moura

A capacidade de um livro

Quantas vezes a ansiedade me pegou desprevenida e tomei a iniciativa de ler um livro que fizesse com que a preocupação intensa passasse?! Na maioria das vezes me senti triste e um livro me arrancou um sorriso bobo, me fazendo aprofundar em uma história que me identifiquei. Muitas vezes eu não quis colocar a leitura em prática e só agora percebi quanto tempo eu perdi, descobri que a leitura também tem um efeito positivo no corpo.  Ler um livro pode aliviar o estresse melhor do que dar um passeio ou ouvir música.

Quantas vezes adquiri mais conhecimentos e fiquei mais comunicativa por conta da leitura?! Se as pessoas que não se importam com leitura soubessem o quanto é prazeroso viajar através de um livro, não perderia tempo com pensamentos negativos e prejudicando sua própria saúde mental.

Como diz a poetisa Cláudia Gomes “É a capacidade que o hábito tem de aprimorar sua imaginação. ”, seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação, além de se tornar enérgico, e aumentar a atividade de incentivar. Pesquisas afirmam que “É um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita. ” e é literalmente a mais pura verdade. Quanto mais livros você ler, maior será a sua compreensão e argumentos para dar continuidade a diversos assuntos.

Através da leitura com conhecimento mais amplo, temos mais possibilidades de termos oportunidades de emprego melhores, sermos bem-sucedidos, termos mais chances de nos destacar no meio de outros candidatos. Ampliar o conhecimento através do hábito da leitura tem vários pontos positivos que passamos a enxergar, e é um passo para a criatividade, e para nos tornarmos uma pessoa mais culta. Quem lê sabe que através da leitura o nosso desenvolvimento na vida é garantido, tanto para o lado pessoal quanto para o profissional e, ademais, desenvolvemos e apuramos também o nosso senso crítico, passamos a analisar de forma mais racional e inteligente.

Quem lê estimula muito a imaginação e tem a possibilidade de responder as dúvidas em relação às milhares de questões, valendo também salientar que a leitura não serve somente para o entretenimento ou uso acadêmico, é também uma ótima ferramenta que oferece ao leitor uma visão ampla do mundo.

Incentive sempre as pessoas a terem uma rotina de leitura para que possam desenvolver habilidades de comunicação, sociabilidade e diversas outras competências essenciais!

 (Esse texto é de Thifany Lima, estudante em formação do curso técnico de enfermagem, comerciante, mora em Feira de Santana-Bahia, é apaixonada por livros.)

Participe também dessa coluna! Envie o seu texto (de desabafo ou reflexão) para o email lmsn_91@hotmail.com ou entre em contato pelo instagram @luiza.moura.ef. A sua voz precisa ser ouvida! Juntos temos mais força! Um grande abraço e sintam-se desde já acolhidos!

Luiza Moura.

Mostrar mais

Luiza Moura

Luiza Moura de Souza Azevedo é de Feira de Santana. Enfermeira. Psicanalista e Hipnoterapeuta. Perita Judicial. Mestre em Psicologia e Intervenções em Saúde. Doutora Honoris Causa em Educação. PhD em Saúde Mental - Honoris Causa - IIBMRT - UDSLA (USA); Doutora Honoris Causa em Literatura pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. Possui MBA em gestão de Pessoas e Liderança. Sexóloga; Especialista em Terapia de Casal: Abordagem Psicanalítica. Especialista em Saúde Pública. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Especialista em Perícias Forenses. Especialista em Enfermagem Forense. Compositora e Produtora Fonográfica. Com cursos de Francês e Inglês avançados e Espanhol intermediário. Imortal da Academia de Letras do Brasil/Suíça. Acadêmica do Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires. Membro da Luminescence- Academia Francesa de Artes, letras e Cultura. Membro da Literarte- Associação Internacional de Escritores e Artistas. Publicou os livros: “A pequena Flor-de-Lis, o Beija-flor e o imenso amarElo” e "A Arte de Amar. Instagram: @luiza.moura.ef

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo