Altamir Lopes

A Crise da Dona Educação – Parte II

E Dona Educação se despediu da Drª História perambulando entre as sensações de conforto e ansiedade. Na verdade, ela sentia que não entendera plenamente o que a História lhe contou. Alguma coisa parecia estar faltando, ou parecia estar errada – e errada com a História – não com ela mesma.

Decidiu então procurar uma segunda opinião médica antes de seguir as recomendações da Drª História. Afinal, uma mesma história pode ter dois ou mais lados, né? E lá se foi a Dona Educação, com passos pedagogicamente firmes, rumo a busca de respostas sobre sua própria crise existencial.

Ao passo que seguia caminhando na Avenida das Possibilidades, percebia que as pessoas a evitavam. Como se ela estivesse doente, com algum vírus contagioso. Percebia que algumas pessoas que vinham na direção contrária a dela trocavam de calçada. Alguns olhares transmitiam desprezo, nojo ou desdém. Alguns pareciam até mesmo furiosos.

Nessa situação angustiante, sentiu vontade de voltar pra casa. O seu endereço, muito conhecido – Rua da Cultura, S/Nº – era fácil de achar e ela estava acostumada a receber muitas visitas. Quem sabe ao chegar em sua casa, algum visitante inesperado poderia lhe explicar o que estava acontecendo?

Ao se aproximar do seu endereço, percebeu que havia mais alguma coisa errada. A Rua da Cultura estava irreconhecível – cheia de lixo contaminado com material radioativo: O Preconceito Enriquecido. E além deste havia um material biológico altamente contaminante espalhado por todos os lados que continha vários tipos de vírus e bactérias entranhados nele: A cepa da Teimosia, Colônias de Orgulho, micro-organismos de ganância e ódio, além de muitos outros. Um verdadeiro horror. Viu-se obrigada a usar algo para tentar se proteger. Improvisou uma máscara para cobrir-lhe a boca e o nariz. Uma tentativa, apenas… mas uma tentativa.

Ao seguir em frente para entrar em sua casinha, outrora uma conhecida escola de pensamento, percebeu que a porta havia sido arrombada – e com muita violência.

Pé ante pé, adentrou cautelosa em seu templo violado, imaginando ainda estar ali o malfeitor. Só havia silêncio.

Alguma coisa estava errada. Mais errada do que antes.

Sentou no seu velho sofá. Achou o controle remoto. Olhou para ele. Olhou a velha TV de tubo. Num descrente e hesitante apertar de botão do dispositivo eletrônico, a máquina de desinformação começa a funcionar…

Os noticiários noticiaram as notícias noticiosas.

E ela começou a compreender o que estava acontecendo…

( continua…)

Mostrar mais

Altamir Lopes

- Graduado em Gestão de Negócios, MBA em Gestão de Recursos Humanos, Orientador Educacional e de Carreira, Licenciando em Pedagogia e Pós-graduando em Neuropsicopedagogia. - Desenhista, formado pelo SENAC RJ. - Terapeuta Integrativo, Formado em Reflexoterapia, Quiropraxia e outras técnicas holísticas. - Palestrante, Instrutor de cursos gerenciais e Técnicos. - Mas acima de tudo, um servo do Deus vivente Jeová, Pai, marido e ser humano reflexivo. Na coluna que leva o meu nome, vamos nos encontrar para refletir sobre a arte da gestão de pessoas e relacionamentos. Nos meus textos, pretendo levantar questões e reflexões sobre a sociedade humana e seus meandros paradoxais e especialmente, a relação que cada um tem consigo mesmo por meio de textos em verso, prosa, crônicas, contos etc. E também publicarei na coluna RH - Resultados Humanos, artigos que tratam dos Resultados da ação Humana na História. Entrevistas com pessoas que fizeram acontecer e reflexões profundas também farão parte dessa coluna. De vez em quando, em quaisquer dessas colunas, vou publicar uma charge ou caricatura autoral...Espero que gostem.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo