Notícias

Projeto Escritoras Vivas abre inscrições para oficinas gratuitas de conto, poesia e escrita jornalística

Estão abertas a partir desta quarta-feira (20/01), as inscrições para as oficinas gratuitas oferecidas pelo projeto Escritoras Vivas, em São Gonçalo. Serão três oficinas voltadas para criação de textos: Contos ministrado pela escritora Yonara Costa, Poesia ministrada pela escritora Suzane Silveira e Escrita Jornalística ministrada pela jornalista Cyntia Fonseca, com carga horária total de 6 horas.

As oficinas serão divididas em módulos de duas horas por aula, divididas em três sábados: 30 de janeiro e 06 e 20 de fevereiro, das 14h às 20h. Sendo Oficina de Contos, das 14h às 16h; Poesia, das 16h às 18h; e Escrita Jornalística, das 18h às 20h. Ao final dos encontros, os textos produzidos nas oficinas serão selecionados para comporem um livro.

São 20 vagas por oficina, sendo 10 presenciais e 10 online, respeitando os protocolos sanitários por conta da pandemia do Coronavírus. As aulas presenciais vão acontecer no Bistrô Cultural D’Avó, que fica no endereço: Rua Eduardo Vieira de Souza, n 122, Centro, São Gonçalo, RJ. (Rua lateral do RodoShopping).

O projeto foi contemplado pelo edital da Lei Aldir Blanc (nº 14.017, de 29 de junho de 2020) criada pelo Congresso Federal, fruto da intensa mobilização de trabalhadoras e trabalhadores da cultura no país.

Por que escritoras vivas?

O projeto tem como principal objetivo ser um coletivo feminino de mobilização e expressão cultural na cidade de São Gonçalo. Idealizadora do projeto “Escritores Vivos”, de 2017, que entrevistava escritores da cidade, a professora e também escritora Yonara Costa percebeu o número ínfimo de autoras mulheres no município. Onde elas estão?

Com isso, teve a ideia de expandir o projeto para atender a uma perspectiva feminina, ainda tão tímida na cultura gonçalense. Daí nasceu o “Escritoras Vivas” que também leva o selo do Grupo Mulheres do Brasil, criado pela Luiza Trajano, CEO da Magazine Luiza.

“A ideia é ir além. Além de ser um coletivo feminino na cidade, queremos ser agentes mobilizadoras de cultura, reunir mulheres para agregar cada vez mais”, explica Yonara Costa.

As oficinas

As inscrições para as oficinas podem ser realizadas pelo link: https://linktree.com.br/new/escritorasvivas. Só será permitida a participação de 1 (um) CPF por oficina.

O evento de lançamento do projeto acontecerá neste sábado, dia 23/01, com show da cantora gonçalense Ella Fernandes e participação da pesquisadora Ivana Martins, que será transmitido para a página do Instagram do Escritoras Vivas (@escritorasvivas).

 

Minibio das oficineiras:

Yonara Costa:

Graduada em Letras pela UERJ, mestre em Literatura Brasileira pela UFRJ, professora do estado (Colégio Adino Xavier), analista de educação na Firjan. Autora de “As minhas histórias de amor dos outros” e “Nua de verdade”. idealizadora do projeto Escritores Vivas.

Suzane Silveira:

É professora formada pelo curso de Letras da FFP/UERJ (São Gonçalo), doutoranda em Literatura Brasileira pela UFRJ e autora dos livros “Performances Poéticas” (poesia), publicado em 2018, e “Entre o palco e a página: confronto das ideias teatrais de Artur Azevedo e Coelho Neto” (ensaio), lançado em 2020. Também é editora na Revista Toró (insta @toroeditorial) e integrante do projeto Escritoras Vivas.

Cyntia Fonseca:

Graduada em Jornalismo pela Unicarioca, com experiência de sete anos como repórter, redatora e colunista na imprensa de São Gonçalo. Possui cursos de Jornalismo Digital, Copywriting e Design Thinking, e é autora do romance “Coração de Cleópatra” (Amazon) e do conto “Mira-Anhangá e o Portal dos Sonhos” (Lura Editorial).

Fonte: Projeto Escritoras Vivas

Mostrar mais

Renato Cardoso

Renato Cardoso é casado com Daniele Dantas Cardoso. Pai de duas lindas meninas, Helena Dantas Cardoso e Ana Dantas Cardoso. Começou a escrever em 2004, quando mostrou seus textos no antigo Orkut. Em 2008, lançou o primeiro volume de “Devaneios d’um Poeta” e em 2022, o volume II com o subtítulo "O Rosto do Poeta". Graduado em Letras pela UERJ FFP e graduando em História pela Uninter. Atua como professor desde 2006 na rede privada. Leciona Língua Inglesa, Literatura, Produção Textual e História em diversas escolas particulares e em diversos segmentos no município de São Gonçalo. Coordenou, de 2009 a 2019, o projeto cultural Diário da Poesia, no qual também foi idealizador. Editorou o Jornal Diário da Poesia de 2015 a 2019 e o Portal Diário da Poesia em 2019. É autor e editor de diversos livros de poesias e crônicas, tendo participado de diversas antologias. Apresenta saraus itinerantes em escolas das redes pública e privada, assim como em universidades e centros culturais. Produziu e apresentou o programa “Arte, Cultura & Outras Coisas” na Rádio Aliança 98,7FM entre 2018 e 2020. Hoje editora a Revista Entre Poetas & Poesias e o Suplemento Araçá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo