Fabio Rodrigo

No sinal

Era domingo. Aproximadamente 11 horas da manhã. O carro havia parado no sinal. Dentro dele, uma típica família de classe média. No volante, o pai. Ao lado dele, sua esposa. E, no banco de trás, o casal de filhos: um menino de cinco anos, entretido com um jogo no celular, e uma menina de 1 aninho na cadeira bebê-conforto. Vinham de volta pra casa, após o culto da igreja. Rotina que a família faz todo domingo.

                Enquanto aguardavam o sinal abrir, um grupo de malabaristas fazia seu espetáculo à frente dos carros. Todos eles negros, raquíticos e muito jovens. Estavam em busca de uns trocados para sua sobrevivência. Um deles avistou a linda menina que estava no banco de trás do carro da família que regressava da igreja. Ao se aproximar do carro, os vidros já estavam completamente cerrados. O jovem negro encostou seu rosto no vidro da janela e, com um simples gracejo, contagiou a bebê, que, prontamente, retribuiu espontaneamente sorrindo. Os pais da criança, intrigados com a presença do jovem negro, acompanhavam a cena. O negrinho, com seu gesto singelo, conquistara a linda criança. A bebê procurava encostar suas mãos no vidro com o intuito de tocar na face dele. Estava encantada com a presença do jovem. Talvez aquela criança nunca havia visto um jovem negro em sua vida. Estava ela diante de alguém muito distante socialmente mas tão próximo de afetividade. Os vidros do carro os separavam. No entanto, pareciam muito próximos. Os pais não diziam nada. Estavam perplexos. Talvez nunca tinham visto sua filha de um ano tão familiarizada com alguém logo no primeiro encontro. Era um choque para eles.

O sinal abriu. Tão logo a cena se desfez. Imediatamente o carro com a família arrancara e deixava pra trás toda e qualquer possibilidade da cena ser refeita. A criança, atônita, tentava entender o sumiço repentino de seu amigo. O filho de cinco anos perguntou aos pais o porquê do jovem negrinho brincar no sinal. O pai, ao volante, permanecera em silêncio. A mãe então respondeu: “porque ele não tem pai e mãe para brincar com ele”. A sentença explicativa, que não explicava nada, serviu para saciar a dúvida do menino. Refeito da dúvida, o menino então voltou a se concentrar no jogo do celular enquanto a família voltava em silêncio para casa.

Mostrar mais

Fabio Rodrigo

Fábio Rodrigo é professor de Língua Portuguesa da secretaria de educação do estado do Rio de Janeiro e é doutorando em Língua Portuguesa pela UFRJ. Recentemente adquiriu o título de mestre em Estudos Linguísticos pela UERJ/FFP. Tem se dedicado a escrever crônicas que abordam temas do cotidiano e sua relação com a língua portuguesa e que são publicadas semanalmente no jornal Daki e no portal Entre Poetas e Poesias. Seu primeiro livro, Mixórdia e outras histórias, lançado pela editora Apologia Brasil, é uma coletânea de crônicas publicadas tanto no Daki quanto no portal. Suas crônicas, em sua maioria, são ambientadas no município de São Gonçalo, cidade em que o escritor nasceu e em que trabalha como professor. Como professor de Língua Portuguesa, Fábio Rodrigo procura aproximar o conteúdo das aulas de Português ao dia a dia, e seus textos são o resultado disso.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo