Josilene Pessoa

Sociedade Cancelada

O ministério da Saúde Virtual Psicóloga adverte; este texto contém fortes doses de opinião que pode não ir ao encontro da sua. Se ler não julgue! Mas se degustar até o final; compartilhe!

Este texto é um daqueles que0 afronta a nossa sociedade “efêmero virtual” de “Posts” fotográficos rápidos arrastados para cima tão acelerados quanto metrô; que se transformam quase que em mera pintura ao passar correndo cheio de cores por nossas retinas.

Nos últimos tempos as redes sociais tem invadido nossa sanidade com frequência e intensidade; pelo menos eu acho. Me julguem se me acharem adversa! Digo: me julguem! Não lancem pedras. Difícil hoje em dia afirmar sem ser apedrejado.
Aliás, nisso se transformaram as palavras: pedras ou ovos. Quando não são um são o outro. Ou as palavras nos caem como pedras na cabeça ou nos pegamos tendo que dribla-las como ovos para que não corramos o risco de pisar.

Corajosos virtuais que com o poder no polegar, são capazes de “lacrar” e escrever tudo que querem mas incapazes de ler sequer uma linha de um texto que não agrade. Aliás, as vezes leem o desagradável somente pelo prazer de discordar com um “Textão” logo em seguida.

A rede social é minha!
Eu posto o que eu quiser!
Quem não quiser que “Bloqueie”

Mas são frases que só valem no singular! No momento em que é necessário ouvi-las, parece absurdo! E mesmo que argumente algo como: Você deve se posicionar! Os calados são coniventes! Em seguida vos digo que não há lei que seja do meu humilde conhecimento que diga que serei pessoa sem opinião, sem caráter ou sem qualquer outro adjetivo que queiram citar; caso não expresse minhas ideias virtualmente.

Aliás, abandonamos completamente o campo físico e só agimos através da tela! Quando na verdade dizemos o que somos sem dizer; A atitude sempre foi e sempre será o único exemplo do que se é de fato! Que não chega nem perto de qualquer reflexo virtual.

Me pego tentando lembrar onde estão as pessoas que se relacionavam mesmo sem a famosa OPINIÃO no meio de tudo. Capazes que dizer que não concorda cara a cara em lugar de um “post” que diz: Se não concorda me bloqueia!

Um aluno meu adolescente me disse uma vez que agir assim é falsidade! Eu diria que isso é civilidade!
A meu ver, expressando minha humilde opinião de acordo com minha pouca experiência nesse barco desgovernado chamado “vida”; Sabedoria mesmo seria neste caso a capacidade de olhar nos olhos daquele ao qual discorda, balançar a cabeça e dizer: Eu penso um pouco diferente, mas respeito seu jeito de pensar! O respeito, nessa ocasião, vai além de ser ou não ser falso. Entra sim no campo da educação emocional, que deveria ser aplicada como disciplina escolar principal nos dias de hoje.

Por fim, nos enxergo como adolescentes rebeldes com a necessidade de dizer e impor algo em que acreditamos nos mostrando conhecedores de tudo! Só sabemos dizer: Não gostou?! Cancela! Enquanto no campo do “fazer” estamos mais inertes que um quadro na parede.

 

Josileine Pessoa F Gonçalves

Imagem destacada: https://pixabay.com/images/id-4944727/

Imagem do texto: https://pixabay.com/images/id-4944723/

Mostrar mais

Josileine Pessoa F. Gonçalves

Nascida no município de Niterói – RJ, Moradora de São Gonçalo, onde tambem cursei a maior parte dos estudos no Colegio Estadual Nilo Peçanha. Formada em Letras/Port. – Inglês pela Universidade Estácio de Sá. Trabalho na área da educação e ensino de inglês. Atualmente ministrando aulas de Produção Textua na rede particular de ensino e aulas de inglês online. Faço parte do Coletivo de Escritoras Vivas de São Gonçalo desde o segundo semestre de 2022 e sou membro da União Brasileira de Trovadores, a UBT São Gonçalo, desde Janeiro de 2023. Colunista da Revista Entre Poetas e Poesias, além da coluna com textos variados, ofereço aos leitores minha "escrevivencia" atípica na Série "Diário de um espectro chamado mãe, onde é possível encontrar textos diversos dentro do universo autista. Sou casada, mãe de dois filhos autistas, poeta, escritora e trovadora sempre gostei de compor e escrever sobre vida e sociedade. Inclusive com composições, paródias e versões para uso educacional. 

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo