NotíciasQue data é essa?

29 de abril, Dia Internacional da Dança

Abril realmente é o mês das artes. Se já não bastasse o dia Mundial do Livro, temos, também, no dia 29, o Dia Internacional da Dança. Mas você sabe o porquê deste dia comemorativo?

A UNESCO escolheu o dia 29 de abril para ser a data internacional da dança, pois nesse mesmo dia, no ano de 1727, nascia o mestre francês Jean-Georges Noverre.

Noverre revolucionou a dança em sua época, por passar pelos seus princípios gerais e enfrentar problemas relacionados a execução dos movimentos. Ele propôs que a dança tivesse sua expressão ligada a pantonima, ou seja, que a mesma fizesse o maior uso possível dos gestos através da mímica, assim como da simplificação dos passos e na sutileza nos movimentos.

Jean-Georges Noverre ganhou notoriedade pela escrita de um conjunto de cartas sobre o ballet chamado “Letters sur la Danse”. No Brasil, temos, por coincidência, a comemoração do aniversário da bailarina Marika Gidali, uma das fundadoras do Ballet Stagium em 1971 em São Paulo.

No Brasil e no mundo ainda é necessário dar o devido valor a dança, afinal é o principal meio de comunicação do ser humano desde os seus primórdios. Que apareçam maiores incentivos, e que façam da dança a arte de destaque que ela merece.

Etiquetas
Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: