Notícias

29 de abril, Dia Internacional da Dança

Abril realmente é o mês das artes. Se já não bastasse o dia Mundial do Livro, temos, também, no dia 29, o Dia Internacional da Dança. Mas você sabe o porquê deste dia comemorativo?

A UNESCO escolheu o dia 29 de abril para ser a data internacional da dança, pois nesse mesmo dia, no ano de 1727, nascia o mestre francês Jean-Georges Noverre.

Noverre revolucionou a dança em sua época, por passar pelos seus princípios gerais e enfrentar problemas relacionados a execução dos movimentos. Ele propôs que a dança tivesse sua expressão ligada a pantonima, ou seja, que a mesma fizesse o maior uso possível dos gestos através da mímica, assim como da simplificação dos passos e na sutileza nos movimentos.

Jean-Georges Noverre ganhou notoriedade pela escrita de um conjunto de cartas sobre o ballet chamado “Letters sur la Danse”. No Brasil, temos, por coincidência, a comemoração do aniversário da bailarina Marika Gidali, uma das fundadoras do Ballet Stagium em 1971 em São Paulo.

No Brasil e no mundo ainda é necessário dar o devido valor a dança, afinal é o principal meio de comunicação do ser humano desde os seus primórdios. Que apareçam maiores incentivos, e que façam da dança a arte de destaque que ela merece.

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo