Michelle Carvalho
Tendência

Tempo certo

Tempo certo

Fizeste-me ver que

Minha alma não é sentenciada a dor

Minh `alma é destinada a tua…

A dor foi um estágio

Uma espera

Um intervalo…

Para que no tempo certo

Viestes para mim

Acoplando-se ao meu ser

Onde minha dicotomia

Que dantes era “furor letárgico”

Deu azo a “euforia de paz”…

(Livro: Versos de Princesa Prometida – Michelle Carvalho)

 

Como é difícil aceitarmos que tudo tem um tempo certo para acontecer, para se tornar real, para entendermos que nossos desejos somente se concretizam quando Deus sabe que é o momento perfeito da nossa vida.

Ao rezarmos a oração do Pai Nosso falamos: “seja feita a Tua vontade”, mas na verdade queremos que a vontade a ser feita seja a nossa e bem rapidinho porque não suportamos esperar!

Parecemos crianças mimadas, emburradas porque não alcançamos o pote de doce que está em cima da geladeira.

E, em meio a cegueira da impaciência não nos atemos que o importante não é a linha de chegada, e sim a trajetória.

Tantas vezes ficamos tão fanáticos com o destino que fechamos os olhos para o lindo caminho que passa pela janela e tanto tem a nos fazer bem.

Quantas vezes ao chegar no pódio da vitória, olhamos ao redor e vemos que a satisfação é grande, mas o momento passa muito rápido? E em outras experiências nos perguntamos: “Era só isso?”

Pois é, demorei muito a enxergar que inúmeras vezes o caminho tem muito mais a nos oferecer do que a própria chegada. Muitas trilhas lindas tem flores coloridas, árvores frondosas e animais silvestres sorrindo pra vida, mas nós ficamos com o olho vidrado no mapa do celular e não reparamos em toda essa beleza.  Além de que, quando chegamos ao destino, somente fotografamos e voltamos cansados sem olhar nada novamente.

Geralmente traço uma comparação entre cada coisa que desejamos, cada projeto, cada sonho, a uma gestação.

Deus é muito perfeito ao saber o tempo certo para um bebê nascer!

Com o nascer prematuro, a criança não está formada por inteiro, os problemas podem ser grandes e, se nasce depois, o risco de consequências para o resto da vida também são tamanhas. Ou seja, o tempo para fluir bem, em perfeita harmonia, é o designado por Deus!

Muitas vezes leio sobre mulheres ansiosas para verem o rostinho do bebê, estar com ele nos braços e não vivem o trilhar de estar com o bebê na barriga, o tempo de serem um só, um único corpo onde batem dois corações. Muitas reclamam de tudo durante a gestação!

Mas quando o bebê nasce, por não terem deglutido cada mês de gestação, na primeira dificuldade dizem sentir falta de quando tinham o barrigão e que tudo passou muito rápido!

A vida é feita de diversas gestações, a diferença entre elas é que não sabemos o tempo que cada uma durará.

Quando tentamos atropelar as etapas acabamos por nos prejudicar e nem sempre aprendemos com o tombo! Queremos é que seja tudo ao nosso tempo!

Lembro-me do meu casamento, de cada preparativo, de cada dinheirinho economizado, das escolhas passo a passo… Foram meses de cuidados, tudo em prol de algumas horas de um dia…

Na data do casamento quis sentir cada momento, mas quando tudo acabou eu sentia a certeza de que foi maravilhoso, posto que todo aquele momento começou a ser vivido lá no início, na primeira escolha do jogo de talheres adquirido em escolha mútua… Vivemos o trilhar, o que nos deu ainda mais certeza de termos apreciado tudo que podíamos do momento porque todas as fases faziam parte da finalidade!

Assim também é quando nos formamos na faculdade. Desejamos tanto a tão sonhada formatura que nem nos damos conta dos sacrifícios e alegrias do trilhar… Mas quando tudo passa e olhamos para trás, entendemos que tudo tinha de ser gradativo para um aprendizado aperfeiçoado desde o Jardim de Infância.

Já repararam que agarramos com mais vontade e orgulho o que conseguimos com nosso próprio suor e lágrimas? O que vem fácil, realmente vai fácil!

O presente esperado que só chegará no dia do aniversário, o ovo de chocolate que somente pode ser aberto no domingo de páscoa, a rabanada que somente perfuma a casa no natal… tudo isso tem um sabor especial porque é esperado!

Quanto mais árduo o trilhar, mais damos valor ao pódio!

O tempo de espera advindo do trilhar é a melhor gestação do nosso desejo!

Michelle Carvalho

e-mail: michellecarvalhoadvogada@yahoo.com.br        

Instagram: @michelle_carvalho_escritora

Facebook: Michelle Carvalho Escritora

Fonte:

Imagem destacada: https://pixabay.com/pt/photos/rel%c3%b3gio-astron%c3%b4mico-rel%c3%b3gio-tempo-408306/

Mostrar mais

Michelle Carvalho

Biografia: Advogada, Escritora desde os 13 anos, com participação em inúmeras antologias literárias e premiações no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ganhadora do Premio Baixada de Literatura em 2014. Lançou 4 livros: “Furor Letárgico da Alma” (2009), “Versos de Princesa Prometida” (2015 – na 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro) e “Cindy Entre Patas e Reinos” (2018) e Cindy Entre Patas e Reinos 2 (2019 – 19ª Bienal Internacional do do Livro do Rio de Janeiro) , estes dois últimos projetos de leitura na Cidade das Artes/RJ, em várias escolas nacionais e internacionais. Além de diversas participações em projetos culturais literários em escolas com palestras motivacionais, intervenções literárias e poéticas em saraus, sendo o último deles o Programão Carioca da Rede Globo no ano de 2018, Participação na FLIM e FLISGO no ano de 2019, bem como posse na ACLAM – Academia de Ciências, Letras e Artes de Magé.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Linda Amiga Michelle.! O tempo Certo.
    Meus parabéns gratidão por de compartilhar Deus lhe abençoar todos vcs….Amei e sim devemos valorizar cada minuto de nosso tempo , vida passa rapido . Vida não o tempo .. Refletir o amor por cada amanher e saborear os atos únicos em nossa vida.

    1. Minha amiga querida! Falar de Deus é uma alegria porque ele é o que nos dá todos os dons! Deus a abençoe! beijos

Botão Voltar ao topo