Notícias

23 de abril, Dia Mundial do Livro

Em 1995, a UNESCO escolheu 23 de abril para ser a data comemorativa, a nível mundial, do livro. Mas você sabe o porquê?

O órgão escolheu essa data, pois é nela que comemoramos o nascimento e a morte de William Shakespeare; a morte de Miguel de Cervantes e o nascimento de Vladimir Nabokov.

Você sabe quem são eles? Não?! Então conheça-os.

William Shakespeare – Dotado de uma genialidade imensa,Shakespeare é atemporal em suas obras (que continuam sendo adaptadas para teatro e Tv até hoje). Nasceu em 23 de abril de 1564, em Stratford-Avon na Inglaterra, onde despert, ainda jovem, o interesse pela escrita. Com apenas 18 anos casa-se com Anne Hathaway, com quem tem 3 filhos. O maior sonetista da história, ainda em 1590, quando escrevia sua primeira peça “Comédia dos Erros”, já possuía cerca de 150 sonetos (gênero literário ao qual mais se dedicou, mas foram as peças que lhe trouxeram a fama de grande escritor). Os textos Shakespeare são atemporais e de grande sucesso, mesmo 400 anos depois de sua morte, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, como: amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados a condição humana, são constantes nas obras deste escritor. Retorna, no final da vida, a sua cidade natal, onde escreve sua última peça “Tempestade” e em 23 de abril de 1616, falece (causa não identificada).

Miguel de Cervantes – escritor e dramaturgo espanhol. Autor de uma das maiores obras-primas da literatura, “Dom Quixote”. Nasceu em 1547, teve seis irmãos. Em 1563, conheceu o teatro de Lope de la Rueda, de quem recebeu enorme influência, sendo considerado o precursor do Realismo na Espanha. Morreu em Madri, Espanha, no dia 23 de abril de 1616.

Vladimir Nabokov – escritor russo, porém naturalizado americano, autor do romance “Lolita”. Nasceu em 23 de abril de 1899 em Leningrado – Rússia. Filho de uma família rica. Era trilíngue, ainda criança. Na adolescência começa a escrever poesias, e aos 17 anos, com a ajuda de seu professor de literatura, escreveu primeiro livro, “Poems”. Casado com Vera Slonim. Pai de um filho. Nos Estados Unidos escreveu “Lolita”, que deu a Vladimir o sucesso esperado e a oportunidade de viver de sua literatura. Faleceu em Montreux, Suíça, no dia 2 de julho de 1977.

Então, depois de tantas coincidências literárias, não poderia ser outra data, se não 23 de abril, a comemorar o DIA MUNDIAL DO LIVRO.

Etiquetas
Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: