Desabafos & DiscussõesLuiza Moura

Registros femininos

Se palmilhasse vagamente o tempo: Nas estradas pedregosas do passado, era a coragem; nas estradas cinzentas do presente, é a resistência; nas estradas enigmas do futuro, é a esperança.

Há registros femininos: no sino rouco da capela, quase sempre oculto, pouco aparente, mas sempre existentes. Há registros femininos: na figura sensual, na companheira recatada, no símbolo de prazer e satisfação, nos arroubos das paixões, nos comandos e nas importantes decisões.

Há registros femininos: na voz, quase sempre escondida, tolhida, masculinizada, abandonada, mas sempre imprescindivelmente utilizada. Na candura e na bravura do colo da mãe, na sensibilidade da alma, naquelas que doam seus ventres para parir o mundo em um ato de amor, naquelas que no desespero acalmam, acalentam e acolhem. Nelas que permitem subordinar-se, sendo o centro do comando, que sabem pausar, engolir a seco a ingratidão. Nelas que como Fênix renascem a cada desilusão, reconstroem, remontam, desmontam como as aves que pairam no céu de chumbo, se vestem de branco no combate ao sangue que escorre fruto do medo dos covardes que sabem que falta argumento e se calam e se armam de violência feminicida da dor.

Nelas que das obras de arte são grande inspiração, inteligência apurada, berço do amor e da compaixão, que foram reprimidas e convencidas de que a evolução era uma forma de castração. Nela que teve seu grito abafado, que não quer calar, que sentiu a necessidade de ter sua voz ouvida, de ter seus fazeres patenteados, de ter seus poemas, escritos, ou dizeres outorgados. Há registro feminino no tempo e no espaço, a mulher precisa de mais, precisa de igualdade, de respeito, de honra, de glória, de verdade, o tempo já se entreabriu, a mulher que a muito se esquivava, por repressão, hoje revela-se dona de si.

E o que era pecado, onde só de pensar já se carpia, hoje mesmo na estrada cinzenta, quer mostrar sua cara majestosa, sem medo de parecer impura, tendo a esperança e a união como o clarão que a muito aguardava. Dos registros femininos ocultos que eram apenas pensamentos sem prática, a ação de ser o que quiser ser, ser além do tolerável, onde seu espaço é conquistado com mérito e competência de iguais.

(Esse texto é de Rosiane Alves, apaixonada por literatura, “porém negava para mim mesma o prazer da escrita e o dom que carregava. Entretanto, com o nascimento de meus filhos e a prática da advocacia, escrever romances e poesias passou a ser uma forma de amenizar as tensões do dia a dia. Possuo mais de oito livros escritos, entre coletânea de poesias e romances, porém todos sem publicação. Meu blog https://rosianealvesescritora.blogspot.com/ e a minha conta no instagram @rosianealvesoficial foram as minhas primeiras iniciativas em expor o que escrevo. Advogada atuante no escritório http://geraldosantos.jur.adv.br/.”)

Participe também dessa coluna! Envie o seu texto (de desabafo ou reflexão) para o email [email protected] ou entre em contato pelo instagram @luiza.moura.ef. A sua voz precisa ser ouvida! Juntos temos mais força! Um grande abraço e sintam-se desde já acolhidos!

Luiza Moura.

Mostrar mais

Luiza Moura

Luiza Moura de Souza Azevedo é de Feira de Santana. Enfermeira. Psicanalista e Hipnoterapeuta. Perita Judicial. Mestre em Psicologia e Intervenções em Saúde. Doutora Honoris Causa em Educação. PhD em Saúde Mental - Honoris Causa - IIBMRT - UDSLA (USA); Doutora Honoris Causa em Literatura pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. Possui MBA em gestão de Pessoas e Liderança. Sexóloga; Especialista em Terapia de Casal: Abordagem Psicanalítica. Especialista em Saúde Pública. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Especialista em Perícias Forenses. Especialista em Enfermagem Forense. Compositora e Produtora Fonográfica. Com cursos de Francês e Inglês avançados e Espanhol intermediário. Imortal da Academia de Letras do Brasil/Suíça. Acadêmica do Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires. Membro da Luminescence- Academia Francesa de Artes, letras e Cultura. Membro da Literarte- Associação Internacional de Escritores e Artistas. Publicou os livros: “A pequena Flor-de-Lis, o Beija-flor e o imenso amarElo” e "A Arte de Amar. Instagram: @luiza.moura.ef

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: