Helena Correa

SUCESSO – OS DOIS LADOS DA MOEDA

Cada pessoa define o sucesso de uma forma e vive esse sucesso de forma diferente. Uns atribuem sucesso a uma vida financeira plena sem nenhum percalço, sem nenhum tipo de necessidade, outros irão atribuir o sucesso a uma vida entre amigos, baladas; já uma parcela de pessoas vão atribuir sucesso a família, espiritualidade, ou seja, a visão do que é verdadeiramente sucesso está altamente ligada ao que cada um tem como crença afirmada ao longo do tempo em sua vida e suas relações que são estabelecidas nesse percurso.

Segundo o dicionário Aurélio a palavra sucesso tem como definição:

1. aquilo que sucede, acontece, acontecimento, fato, ocorrência.

2. qualquer resultado de um negócio, de um empreendimento.

A partir dessa definição, o sucesso na vida poderia ser definido como uma forma contínua de expansão e realização da felicidade, das metas e crenças que vão sendo realizadas e afirmadas progressivamente de forma positiva e significativa para cada um de nós dentro do que definimos ser de real importância. Essa tarefa não deve ser vista como algo árduo ou doloroso, ao contrário, essa trajetória e a forma como realizamos cada etapa é que determina o tempo/espaço desse sucesso.

Precisamos acreditar em uma conquista de cada vez, deixando as coisas boas fluírem com mais amor, carinho, empenho, e dedicação nunca se esquecendo neste ciclo para o sucesso, seja em qualquer área for, de aplicar reciprocidade e empatia com os que nos cercam, pois o sucesso precisa ser uma busca criativa através do reflexo de uma auto estima saudável. Devemos iluminar nossas vidas nessa busca, nossa trajetória para o sucesso seja em qual área for dever existir para deixar as pessoas ao nosso redor melhor, o mundo melhor do que antes, pois somos chamados para isso constantemente, para fazer a diferença nessa sociedade tão desumanizada.

No evangelho de Mateus o próprio Jesus disse:
“Vos   sois o sal da terra e a luz do mundo” (Mateus 5:14-15),

Somos os agentes que promovem a verdadeira mudança nessa terra. O sal em seu simbolismo tem a função de preservar e dar sabor aos alimentos, tornar mais prazeroso. A luz em seu simbolismo também, por sua vez, tem a função de iluminar as trevas, trazer clareza aos novos caminhos, iluminar percursos que podem parecer difíceis ou até impossíveis. Estamos aqui para expandir nessa terra preservação do que é bom de forma suave e saborosa, sendo luz onde quer que estejamos, esse é nosso real sucesso nessa trajetória diante da nossa  passagem por essa vida terrena, somente assim poderemos descobrir o que de fato é viver melhor, para que  o sucesso seja em qual área for de nossas vidas (sentimental, financeira, espiritual, financeira, familiar etc.) seja como uma consequência do que estamos plantando ao longo das nossas vidas, percursos e não apenas a consequência de um momento sendo algo restritamente passageiro, vulnerável e momentâneo.

Dinamismo e persistência são segredos, que fazem a diferença básica entre o sucesso e o fracasso, entre os sonhos e avidez. Cada um define o sucesso de uma forma, para alguns o sucesso é uma continua expansão de felicidade e realização progressivamente de objetos e bens significativos, seria a habilidade da busca de realizar desejos materiais. Para outros, o sucesso está altamente ligado a parte sentimental e espiritual que envolvem as reações e relacionamentos. O  sucesso ideal é quando conseguimos equilibrar na balança da vida e do bom senso as duas perspectivas de sucesso, quando isso acontece chegamos ao ápice do que realmente seria equilíbrio, lembrando que mesmo no equilíbrio de uma balança existem altos e baixos hora com peso mais em um lado, hora mais em outro, equilíbrio é constância. O importante e que precisamos pensar em uma conquista de cada vez, deixando sempre tudo que é bom fluir com mais amor, empatia e reciprocidade, pois a vida é um fluxo contínuo do que deixamos pelo percurso dela.

Sucesso poderia ser definido como uma busca criativa, empática, recíproca e um reflexo de uma auto estima saudável para uma vida melhor para si e para todos que estão ao nosso redor. Quando percebemos isso, afirmamos essa crença de amor a nós mesmo e ao próximo, o sucesso seja em qual área for será uma consequência ou não, pois sempre estaremos muito bem conosco e com a nossa vida e com os que nos cercam ele não definirá quem somos,  a definição de que somos, produzimos ou realizamos deve ultrapassar os limites e conceitos da palavra sucesso.

Comprometa-se. Decida, vá!

“A esperança mais ousada e ridícula às vezes é a causa de sucesso extraordinário”. Vauvenargues

Mostrar mais

Helena Corrêa

Olá, sou Helena Miranda Sodré Corrêa, nascida, criada e moradora da cidade de São Gonçalo-RJ, sim, sou uma autêntica "papa goiaba" com muito orgulho. Cidadã, mulher e mãe de uma pérola chamada Elisa. Tenho o prazer de ter e exercer como profissão a que escolhi desde meus 7 anos idade e jamais me desviei desse caminho: sou professora, pedagoga, com especialização em educação infantil e gestão escolar. Toda minha trajetória acadêmica e de trabalho foi dentro da educação "no chão da escola". Atuo como funcionária estatutária da rede pública na área da educação nos municípios de São Gonçalo-RJ (como Orientadora Pedagógica da EJA) e em Niterói-RJ (na educação infantil, neste momento como gestora), ou seja, nas duas pontas da educação básica. Meu objetivo é propor assuntos diversos como: arte, educação, cultura, fatos do cotidiano, com toda a complexidade pertinente a essa nossa condição humana, nossos sentimentos e experiências. Um espaço para interação, diálogo e conhecimento, valorizando sempre as nossas vivências. Fica o meu convite para você fazer parte desse espaço que é NOSSO. Fraternalmente, Helena Corrêa

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: