JuventrovaNotíciasNotícias UBT

União Brasileira de Trovadores seção São Gonçalo lança coletânea com mais de 100 crianças e adolescentes nos meses de novembro e dezembro

A coletânea será lançada em diversas datas, obedecendo o calendário acadêmico das instituições envolvidas.

A União Brasileira de Trovadores seção São Gonçalo, sob a presidência do professor e poeta Renato Cardoso, realizará nos meses de novembro e dezembro a culminância do Projeto Juventrova. Projeto este que visa incentivar crianças e adolescentes a escrita através das trovas.

Seis instituições fizeram parte de programa, que retorna ao quadro de atividades da UBT local este ano. O Juventrova foi realizado, anteriormente, nos anos de 2018 e 2019, tendo o atual presidente da seção gonçalense como coordenador nacional.

Mais de 400 crianças e adolescentes participaram e 128 foram selecionadas para a coletânea “O despertar”, lançada pelo selo da P&P.

O sonho agora era despertar. Despertar o interesse de crianças e adolescentes para a trova e consequentemente para UBT. Despertar a poesia, a leitura, a escrita e com isso formar pessoas melhores. Um jovem que busca a poesia é, com certeza, um jovem que fará toda a diferença na sociedade do futuro. Que “O despertar” seja mais do que um livro, seja uma fonte de inspiração para todos, mostrando que ler e escrever são atos tão divertidos quanto um joguinho eletrônico. Desperte-se e depois, desperte os demais. Sejamos os elementos modificadores da nossa sociedade” – descreve Renato Cardoso na apresentação do livro.

O livro conta com alunos do Ensino Fundamental – anos inicias e finais, assim como do Ensino Médio e alunos da catequese. As instituições parceiras foram: Colégio Auxiliadora, Escola Municipal João Cabral de Melo Neto, Educandário Martins, Escola Municipal Clério Boechat, Educandário Machado Rodrigues e a Paróquia Nossa Senhora de Fátima do Barro Vermelho.

Segundo Fernanda Rangel, professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal João Cabral de Melo Neto: “Participar do Juventrova é sempre um desafio prazeroso! Desafio, porque, estimular a produção poética entre adolescentes habituados à leitura instantânea, ao mundo virtual e ao apelo audiovisual, representa hoje um ato de ousadia e insistência no ambiente escolar”.

Já para Juliana Santos, professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Clério Boechat: “Atualmente, eu leciono Língua Portuguesa na rede pública municipal de Maricá e na rede pública estadual do Rio de Janeiro. Possuo algumas publicações, mas em geral prefiro orientar alunos em suas construções autorais. Por isso, abraçar o projeto Juventrova é um desafio com muitas doses de prazer, eu pensei por muito tempo como definir um projeto tão único e singular”.

O Projeto foi lançado nacionalmente em 2017 pelo renomado trovador J.B Xavier coordenador do projeto. Membros da UBT-SG também desenvolveram o projeto em algumas instituições.

Para Josileine Pessoa, professora de Produção Textual do Educandário Machado Rodrigues: “Na ocasião, aproveitando as próprias aulas, tive a oportunidade de colocar os alunos em contato com o estilo de texto poético, a poesia trovadoresca. Como integrante da UBT-SG, foi possível aplicar nas minhas turmas, o Projeto Juventrova. Uma iniciativa da instituição de levar o estilo aos jovens. Com as minhas turmas de produção textual o projeto foi um sucesso. Pude fazer das próprias aulas uma oficina e assim ministrar a produção de trovas autorais nas turmas de sexto e nono ano”.

Já para Angela Moreira, vice de finanças da UBT gonçalense: “Ensinar as crianças a fazerem trovas foi maravilhoso. Ver o entusiasmo delas ao conhecerem. O Juventrova é o desejo de participarem me deixou muito feliz. Novos caminhos se abrem para novos trovadores, crianças e jovens que irão enriquecer o conhecimento através das trovas”.

Ao participar do Juventrova, recebi a oportunidade de transmitir e causar o mesmo brilho que me maravilhou na infância e impregnou minha essência. Vi nas crianças e jovens que orientei certo entusiasmo de conhecer (-se) sentires por meio dos versos, e acabaram mostrando (-se) através das trovas essências únicas. Desde os pequenos, conhecendo as letras pela primeira vez, aos jovens, (re-) conhecendo seus complexos sentimentos” – finaliza o vice presidente administrativo, Ezequiel Alcântara.

A coletânea será lançada em diversas datas, obedecendo o calendário acadêmico das instituições envolvidas. Para saber quando cada evento ocorrerá, basta a pessoa seguir o perfil da UBT-SG no Instagram: @ubtsaogoncalo.

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo