Desabafos & DiscussõesLuiza Moura

Aprendendo e Valorizando

Os problemas podem nos ensinar a sermos mais fortes e felizes

Possuímos imensa facilidade em reclamar da vida e das pessoas que nos cercam, pois na maioria das vezes enxergamos apenas o lado negativo. Queríamos que as pessoas fossem moldadas conforme nossos gostos e pensamentos e que os problemas do dia a dia não existissem. Temos que agradecer desde o momento em que abrimos os olhos e acordamos todos os dias. Temos que agradecer pela pessoa que amanhece todos os dias ao nosso lado e recordar dos bons momentos que passamos ao lado dela. Temos que agradecer pelo pão de cada dia, mesmo não tendo tudo o que gostaríamos que tivesse em nosso prato. Temos que agradecer por podermos caminhar ou mesmo sentir o aroma de uma flor, pois muitas pessoas não têm essa mesma sorte.

Problemas existem, mas existem por algum motivo, pois nada é em vão, por mais doloroso que isso possa parecer. Muitas vezes passamos por momentos difíceis para aprendermos uma lição, mas só percebemos isso muito tempo depois do ocorrido. Uma pessoa pode passar por uma imensa dificuldade financeira hoje e tentar encontrar uma alternativa para se sustentar e pagar suas contas, mas depois pode acabar descobrindo que essa alternativa foi o início de um negócio lucrativo ou de uma grande empresa e isso tudo devido ao problema financeiro que passou. Uma briga de casal ou mesmo uma separação pode fazer ambos no futuro enxergarem a pessoa que esteve ao seu lado, suas qualidades e os momentos felizes que passaram juntos ou mesmo para aprendermos a valorizá-la mais. É lógico que sempre devemos evitar problemas, mas se a vida colocar um no seu caminho, tente tirar proveito disso e saia mais forte.

Valorizando a pessoa que está ao nosso lado

Num namoro, na maioria das vezes, vivemos e ouvimos tudo o que desejaríamos ouvir, pois os sentimentos estão bem aflorados. Já num casamento ou numa relação da qual a pessoa convive com a outra por anos, as coisas mudam um pouco: são contas para pagar, briguinhas constantes e momentos difíceis que vão se acumulando e muitas vezes acabam desgastando o casal e aquele amor todo do início do namoro fica no esquecimento. Como já citei, problemas existem e devemos aprender com eles, mas nunca deixe um problema ser superior ao seu amor, pois ele deve ser sempre mais forte e não aceite também que o estresse possa ditar ordens. Se uma briga tem início, por mais difícil que seja no momento, tente falar o mínimo possível, dê um abraço carinhoso na sua esposa(o) e peça que essa briga cesse, pois quando estamos com a cabeça quente temos a tendência em pronunciar coisas que não gostaríamos nem de ouvir. E depois de mais calmos, tente pensar no real motivo da briga e tente evitar que isso aconteça novamente.

Casais que se preocupam mais um com o outro, por menor que seja o gesto, seja oferecendo um copo com água durante a noite, fazer o prato preferido dele(a) de vez em quando, esquecer o celular e as redes sociais quando estiverem juntos ou até mesmo dar um abraço bem apertado todos os dias, são muito mais felizes. Lembre-se: as pessoas são únicas e dentro de cada uma existe um universo, respeite isso e não deixe o seu amor cair no esquecimento. Valorize a pessoa que está ao seu lado. Dê o seu amor e você será correspondido (a).

(Esse texto é de Ademir Pascale, paulista, escritor, digital influencer e ativista cultural. Criador e editor da Revista Conexão Literatura (www.revistaconexaoliteratura.com.br). Membro Efetivo da Academia de Letras José de Alencar (Curitiba/PR). Chanceler da Academia Brasileira de Escritores (Abresc), título entregue por seu trabalho na disseminação da literatura e cultura. Participou em vários livros, tendo contos publicados no Brasil, França, Portugal e México. E-mail: ademirpascale@gmail.com)

Participe também dessa coluna! Envie o seu texto (de desabafo ou reflexão) para o email lmsn_91@hotmail.com ou entre em contato pelo instagram @luiza.moura.ef. A sua voz precisa ser ouvida! Juntos temos mais força! Um grande abraço e sintam-se desde já acolhidos!

Luiza Moura.

Mostrar mais

Luiza Moura

Luiza Moura de Souza Azevedo é de Feira de Santana. Enfermeira. Psicanalista e Hipnoterapeuta. Perita Judicial. Mestre em Psicologia e Intervenções em Saúde. Doutora Honoris Causa em Educação. PhD em Saúde Mental - Honoris Causa - IIBMRT - UDSLA (USA); Doutora Honoris Causa em Literatura pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. Possui MBA em gestão de Pessoas e Liderança. Sexóloga; Especialista em Terapia de Casal: Abordagem Psicanalítica. Especialista em Saúde Pública. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Especialista em Perícias Forenses. Especialista em Enfermagem Forense. Compositora e Produtora Fonográfica. Com cursos de Francês e Inglês avançados e Espanhol intermediário. Imortal da Academia de Letras do Brasil/Suíça. Acadêmica do Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires. Membro da Luminescence- Academia Francesa de Artes, letras e Cultura. Membro da Literarte- Associação Internacional de Escritores e Artistas. Publicou os livros: “A pequena Flor-de-Lis, o Beija-flor e o imenso amarElo” e "A Arte de Amar. Instagram: @luiza.moura.ef

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo