Notícias

Texto: “A arte de ler” – Raphaela Cardozo

Há momentos na vida de um escritor em que as palavras são insuficientes para expressar a alegria de ver o próprio trabalho lido e comentado de maneira atenta e inteligente. A isso o autor chamará de realização, entusiasmo, dedicação, enfim, a certeza de que escrever vale a pena. Quando tal fato acontece, interessa muito trazer à tona o assunto, mas, acima de tudo, parabenizar à leitora e comentarista pela percepção arguta do texto literário. E é sobre isso que você lerá agora, os comentários de Raphaela Cardozo, uma jovem estudante, cujos pais incentivaram desde a terna infância a ler e a escrever, pois sabem bem da importância que os livros possuem na trajetória do cidadão. Parabéns à Raphaela e à família pela formação da jovem leitora.

Assim que acabou de ler o livro Cambada: crônicas de papa-goiabas, adquirido na FISG, Feira Integrada de São Gonçalo, a leitora decidiu tecer comentários acerca da obra. Está aí, portanto, a sua percepção analítica do livro:

“— Acho os crustáceos dos mangues os mais fantásticos seres do mundo. Isso porque vivem na lama menosprezada pela maioria das pessoas que, ignorantes da importância do charco onde esses caranguejos vivem, acabam não reconhecendo o seu real valor. Assim é o povo de São Gonçalo, desvalorizado por muitos, negligenciados até por instancias maiores. Mas os gonçalenses são como o manguezal das praias de cá, por mais que sujem a sua imagem, joguem impurezas neste lado da baía, nossos caranguejinhos sobrevivem, ficam fortes, sustentam famílias, e alguns até sobem em arvores e chegam ao topo, onde ninguém imaginaria que pudessem alcançar: vencem a escalada da vida” (Erick Bernardes, 2019, autor de Cambada).

O ditado popular sugere que todo ser humano deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro (não necessariamente nessa ordem) para que sua vida valha realmente a pena, e é isso que o escritor/professor Erick Bernardes decidiu fazer, seguir a sua trajetória, marcando cada coração com as suas palavras e levando além o seu orgulho gonçalense.

Ser professor, pesquisador ou escritor no Brasil é, sem dúvidas, um ato de coragem, persistência e, antes de tudo, comprometimento com a causa que abraçou.

Mesmo com tantas dificuldades, esse papa-goiaba raiz consegue nos cativar com sua escrita humorística, informativa, com incríveis traços de pertencimento e, além disso, um ótimo cunho critico que todo mundo gosta; com contos, crônicas, literaturas de cordel e outros gêneros que traçam sua vivência e no informam culturalmente sobre o segundo município mais populoso do estado, nossa queridíssima ”Écigê”.

Parabéns, Erick, por abraçar essa causa e apresentar para o mundo nossa pequena grande cidade de maneira tão prazerosa e descontraída.

* Este texto foi escrito por Raphaela Cardozo em reconhecimento à literatura produzida pelo autor do livro Cambada: crônicas de papa-goiabas.

Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo