Cinema, Teatro & ArteNotícias

Manuscritos de Leonardo da Vinci são digitalizados pela British Library

No final do ano, em função da celebração dos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, a British Library, do Reino Unido, digitalizou um caderno inédito do gênio italiano. Intitulado “Codex Arundel”, o livro conta com 570 imagens em alta definição, desenhos, diagramas, artigos e pequenos textos, nos quais o gênio aborda assuntos como ciência e arte, além de trazer notas pessoais. Agora, em qualquer lugar do mundo, qualquer pessoa pode acessar os manuscritos, a fim de ler e admirar a genialidade de um dos maiores nomes da história da humanidade.

Em 2019, o mundo celebrou os 500 anos de morte de Leonardo da Vinci. Com exibições em vários países, como França, Itália e Inglaterra, a arte e o conhecimento do gênio italiano – criador da Mona Lisa, do Homem Vitruviano e da Última Ceia – foram vistos por milhares de pessoas. No Brasil, por exemplo, o novo espaço MIS Experience, em São Paulo, inaugurou com uma exposição imersiva em sua homenagem, que ficará em cartaz até março deste ano.

Segundo o jornal inglês The Guardian, as 570 páginas digitalizadas pela British Library são “um registro vivo de uma mente universal”. O material foi guardado por Francesco Melzi, um dos alunos de Da Vinci. Após sua morte, os herdeiros de Melzi não sabiam da importância do caderno e descartaram parte do material, que ficou escondido por anos. O caderno pode ser acessado na íntegra pelo site da biblioteca. Além disso, também é possível fazer o download das suas páginas, clicando nelas e selecionando a opção “salvar imagem como”.

A British Library é a Biblioteca Nacional do Reino Unido. Considerada uma das maiores do mundo, ela conta com um acervo de aproximadamente 150 milhões de itens, como livros, mapas, jornais, partituras, patentes, manuscritos e selos. A instituição recebe quase três milhões de materiais novos a cada ano, e preserva itens históricos da humanidade, como o caderno de Leonardo da Vinci, a Carta Magna de 1215 (que limitou o poder dos monarcas da Inglaterra) e a gravação do discurso experimental de Nelson Mandela. Além disso, ela conta com 310 mil volumes de manuscritos (que vão de Jane Austen a James Joyce, de Händel a The Beatles), com mais de 260 mil títulos de jornais e com mais de quatro milhões de mapas.

Publicado em Traduzca

Etiquetas
Mostrar mais

Redação

A Revista "Entre Poetas & Poesias" surgiu para divulgar a arte e a cultura em São Gonçalo e Região. Um projeto criado e coordenado pelo professor Renato Cardoso, que junto a 26 colunistas, irá proporcionar um espaço agradável de pura arte. Contatos WhatsApp: (21) 994736353 Facebook: facebook.com/revistaentrepoetasepoesias Email: revistaentrepoetasepoesias@gmail.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Fechar
Fechar
%d blogueiros gostam disto: